O Município de Tavira associa-se à campanha internacional Novembro Azul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, a qual visa consciencializar para a saúde do homem, muito em especial, a prevenção do diagnóstico do cancro da próstata e testicular, e comemora, igualmente, até 17 de novembro, a Semana da Diabetes. Para assinalar estas iniciativas e alertar para a importância do diagnóstico precoce destas patologias, a autarquia ilumina, durante este mês, o edifício dos Paços do Concelho.

O cancro da próstata é uma doença geralmente silenciosa, de evolução lenta e assintomática, na qual o aparecimento de sintomas pode ser sinal de doença avançada. Detetá-lo numa fase precoce, é essencial, pois permite tratar com uma taxa de cura muito elevada. Deve, por isso, aconselhar-se com o seu médico sobre como fazer este diagnóstico, através de exames médicos específicos como sejam a realização de um exame digital (com palpação da próstata através de toque retal) e de uma análise sanguínea a um marcador, o PSA (Antígeno Específico da Próstata). Quanto à Semana da Diabetes, visa sensibilizar e consciencializar a população para a prevenção e controlo da doença, assim como promover a cidadania e o estilo de vida saudáveis. O aumento da Diabetes, em Portugal, é acentuado e preocupante, pelo que torna-se imperioso contrariar esta tendência e unir esforços na luta contra a sua expansão.

O programa inclui as seguintes ações:

Dias 14 e 15 de novembro – Peddy Paper na Escola EB 2,3 D. Manuel I (dia 14) e na Escola EB 2, 3 D. Paio (dia 15);

Dia 15 – 9h30 – Mercado da Ribeira, Sessão de Diabetes em Movimento;

Dia 17 – 9h30 – Caminhada pela Diabetes com partida e chegada da Praça da República.

A Semana da Diabetes é uma organização da Unidade de Cuidados na Comunidade Talabriga, através do Projeto Comunitário Viver bem com a Diabetes, da ARS Algarve, do ACeS Algarve III Sotavento e do Município de Tavira, a qual conta com a colaboração das Juntas de Freguesia do concelho.