O Turismo do Algarve apresentou, no dia 14 de novembro, o Plano de Marketing Estratégico do Turismo do Algarve 2028 (PMETA 2028), que estabelece uma visão ambiciosa para a região: consolidar o Algarve enquanto um destino turístico competitivo, sustentável e reconhecido nacional e internacionalmente pela qualidade e diversidade da sua oferta.

O plano orientador, que vigora até 2028, aposta numa estratégia assente em inovação, qualidade e sustentabilidade, e reflete as expectativas de empresas, parceiros e comunidades locais, alinhando-se com os objetivos das agendas regional, nacional e internacional. “Queremos que, com este plano, se olhe para o Algarve não só como um destino de sol e mar ou de golfe, mas também pela sua capacidade de oferecer outras experiências autênticas, relacionadas com a natureza, com a história e cultura, com a gastronomia e vinhos, entre outros segmentos turísticos”, referiu André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, que acredita que, “com o PMETA 2028 estamos a traçar um caminho sólido para o futuro que irá, não só beneficiar os nossos visitantes, proporcionando-lhes experiências memoráveis durante todo o ano, mas também contribuir para o bem-estar dos nossos residentes e para o fortalecimento da economia regional e nacional”.

O desenvolvimento do PMETA 2028 foi fundamentado em vários referenciais estratégicos como a Agenda 2030 das Nações Unidas e a Estratégia Turismo 2027. A nível regional, o plano encontra-se alinhado com o Algarve 2030 – Estratégia de Desenvolvimento Regional, o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Algarve e o Plano Regional de Eficiência Hídrica para o Algarve. Para orientar o crescimento sustentável do turismo, o PMETA 2028 define metas estratégicas específicas, com foco em indicadores como: dormidas em época baixa, ampliando o turismo fora dos períodos de alta temporada; proveitos do alojamento turístico, promovendo uma oferta de qualidade; taxa de sazonalidade, incentivando uma ocupação anual mais equilibrada; movimento de passageiros no aeroporto; e satisfação dos residentes e dos turistas, assegurando experiências positivas e memoráveis para todos.

(...)

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina e Turismo do Algarve

Leia a reportagem completa em: