O Festival Internacional de Órgão do Algarve está prestes a encerrar e, convidado para fechar a 17.ª edição do evento, o organista espanhol Javier Artigas irá presentear o público algarvio com dois concertos únicos.
Na sexta-feira 29 de novembro, na Igreja de Santa Maria, em Lagos, Javier Artigas apresenta um concerto no órgão Walcker de 1893, restaurado este ano por Dinarte Machado. Bach, Ledesma, Liszt, Brahms Torres e Karg-Elert compõem o exigente e virtuoso programa. No sábado, 30 de novembro, na Igreja da Sé, em Faro, tem lugar o concerto de encerramento do Festival. Num programa intitulado «Música Poética», Sweelinck, Reincken, Praetorius, Scheidemann, Böhm e Buxtehude são os compositores escolhidos para soar no Grande Órgão com mais de 300 anos.
Nascido em Saragoça, Javier Artigas iniciou os estudos musicais de órgão e cravo na cidade. Atualmente está a terminar a sua tese de doutoramento dedicada à ornamentação na música para teclado renascentista em Espanha. Dá concertos na Europa, Ásia e América nos mais importantes festivais dedicados ao órgão e à Música Antiga, como solista e como membro de grupos de câmara. As suas gravações solo incluem «Tañer con Arte», premiado com cinco estrelas Goldberg. É reconhecido internacionalmente como especialista em música histórica para teclado espanhola.