O grupo AP Hotels & Resorts é conhecido por adotar medidas que promovam a sustentabilidade e vê, mais uma vez, o seu trabalho ser reconhecido com a atribuição do selo Save Water em cinco, designadamente, o AP Victoria Sports & Beach, o AP Oriental Beach, o AP Eva Senses, o AP Maria Nova Lounge e o AP Cabanas Beach & Nature.
Coordenado pela Região de Turismo do Algarve, em articulação com o Turismo de Portugal e com a ADENE – Agência para a Energia, este selo é atribuído quando há a adoção de um conjunto de medidas com o objetivo de reduzir o consumo de água em 15 por cento quando comparado com o período homologo do ano passado. Para cumprir o objetivo é necessário fazer uma gestão eficiente e consciente da água, onde é elaborado um plano de ação de forma a colocar em prática as medidas escolhida pelas unidades.
Numa primeira fase, as unidades dos AP Hotels & Resorts comprometem-se a realizar 10 medidas, sendo que duas delas já foram executadas. As medidas que garantiram aos AP Hotels & Resorts o selo Save Water são:
- Adotar torneiras de lavatórios eficientes em todas as instalações sanitárias, com caudal igual ou inferior a 4 litros/min;
- Adotar torneiras lava-loiça eficientes nas cozinhas de restauração, com caudal igual ou inferior a 8 litros/min;
- Assegurar uma taxa de renovação diárias de água igual ou inferior a 3 por cento do volume da piscina;
- Minimizar as necessidades de reposição com água potável da rede mediante preservação da qualidade da água da piscina;
- Reduzir ou adaptar as técnicas de limpeza de pavimentos e superfícies exteriores, evitando lavagens com mangueira ou máquinas de pressão e/ ou utilizando água de origem alternativas (p.e., águas pluviais ou ApR);
- Incentivar o comportamento para a eficiência hídrica dos hóspedes que optem pela redução da frequência de limpeza das unidades de alojamento e de substituição de roupa de cama e toalhas – já realizada;
- Colocar ou reforçar a sinalética de sensibilização dos hóspedes para, p.e., redução do tempo dos banhos;
- Realizar ações de formação, capacitação o sensibilização dos funcionários, destinadas a promover a adoção de boas práticas para a redução do consumo de água – já realizada;
- Efetuar a verificação e manutenção imediatas de todos os equipamentos, dispositivos e instalações utilizadoras de água, implementando também um plano semanal (ou mais frequente) para esse efeito, garantindo o registo e correção de ocorrências, a prevenção de fugas e o funcionamento mais eficiente;
- Medir e divulgar os impactos resultantes das medidas implementadas junto dos colaboradores, clientes e público em geral estimulando à continuação e reforço do compromisso com e a eficiência hídrica.
Com a obtenção do selo Save Water, o grupo AP Hotels & Resorts reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais. “Esta conquista é um reflexo do trabalho contínuo e do esforço conjunto das equipas, que, através de medidas concretas, têm conseguido reduzir o consumo de água de forma significativa. Os AP Hotels & Resorts acreditam que a proteção do meio ambiente é uma responsabilidade de todos e, por isso, continuará a investir em práticas sustentáveis que beneficiem as comunidades, hóspedes e o planeta, garantindo uma hospitalidade que respeita e cuida do futuro”, refere a administração do grupo.