A 30 de novembro comemora-se o Dia Internacional das Cidades Educadoras, este ano sob o lema «A Cidade Educadora como laboratório de aprendizagens, cidadania e transformação social». A Câmara Municipal de Vila do Bispo associa-se a estas comemorações dinamizando, no dia 1 de dezembro, um percurso pedestre interpretativo pelo património de Vila do Bispo, seguido de uma visita guiada à exposição permanente do Museu de Vila do Bispo – Celeiro da História.

O percurso decorrerá entre as 15h e as 17h e dará a conhecer Vila do Bispo nas suas diversas perspetivas e dimensões – naturais, culturais, materiais e imateriais –, explorando o enquadramento paisagístico, as estruturas geológicas, as arquiteturas e a evolução urbanística, os moinhos do Celeiro do Algarve, a antiga rede de abastecimento de água, a Arte Pública, as tradições etnografias e diversas curiosidades locais. A atividade é gratuita, sujeita a inscrição através do email museu.celeirodahistoria@cm-viladobispo.pt, do telefone 282 630 600 (rede fixa nacional) ou do telemóvel 927 193 677 (rede móvel nacional) até ao dia 28 de novembro. A iniciativa é aberta a crianças com mais de 5 anos, jovens e adultos, e limitada a 15 participantes.

Recorde-se que Vila do Bispo integra, desde setembro de 2019, a Associação Internacional das Cidades Educadoras e, consequentemente, a Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras a qual conta, atualmente, com 96 municípios do continente e regiões autónomas que subscreveram a Carta das Cidades Educadoras. A Carta das Cidades Educadoras é um elemento unificador na definição das políticas dos municípios membros, sendo que as cidades educadoras trabalham para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais.