O Festival da Batata-Doce de Aljezur voltou a celebrar a batata-doce Lira, um produto de excelência do Algarve, de 29 de novembro a 1 de dezembro, com o Espaço Multiusos de Aljezur a ser palco de uma série de momentos que exaltaram a tradição, a gastronomia e a cultura da nossa região.
Este festival anual é a oportunidade perfeita para que os residentes e todos aqueles que visitam o território explorem as inúmeras possibilidades culinárias e a grande versatilidade deste alimento tão popular e genuíno de Aljezur. O certame combina tradição e inovação, com uma programação especial que destaca a batata-doce Lira, conhecida pela sua qualidade e sabor únicos, como o elemento principal de pratos tradicionais, mas também de criações bem modernas e surpreendentes.
No Espaço Multiusos de Aljezur o público teve a possibilidade de participar de uma vasta gama de atividades pensadas para todas as idades. Restaurantes e bancas de comida locais fizeram as delícias dos visitantes com uma verdadeira viagem gastronómica, onde a batata-doce Lira foi a estrela das diferentes iguarias. Chefs reconhecidos – tanto locais, quanto convidados – deram a conhecer, em demonstrações ao vivo, algumas técnicas e receitas que elevam a batata-doce. O festival é também uma celebração da cultura local, com expositores que mostram o melhor do artesanato algarvio, desde cerâmicas a peças de vestuário e joias artesanais, refletindo assim a autenticidade e criatividade da região. E, num evento pensado para toda a família, houve pinturas faciais, modelagem de balões e outras surpresas que garantiram a diversão dos mais pequenos.
O concurso de sobremesas com batata-doce é sempre um dos momentos altos do festival, com os melhores confeiteiros da região em competição. A animação esteve também garantida com uma variada programação que incluiu artistas locais e convidados especiais. Tudo isto num Festival da Batata-Doce de Aljezur que é uma homenagem aos produtores e agricultores da região, que preservam a tradição do cultivo da batata-doce lira e desempenham um papel crucial na promoção da herança gastronómica local, estando a organização a cargo do Município de Aljezur.
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina
Veja a reportagem completa em: