André Gomes foi eleito, por unanimidade, com 103 votos expressos pelos Associados, como presidente da Associação Turismo do Algarve, na sequência da Assembleia Geral Ordinária e Eleitoral que teve lugar, no dia 3 de dezembro, no auditório da Região de Turismo do Algarve. Seguiu-se a tomada de posse dos novos órgãos sociais eleitos para o triénio 2024-2027, no dia 18 de dezembro, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.
O evento foi marcado por discursos que sublinharam a importância estratégica da ATA para a promoção do Algarve nos mercados internacionais, com André Gomes a afirmar ser “com imensa honra e responsabilidade que hoje assumo, pela primeira vez eleito, a presidência da ATA”. “É um privilégio ter a oportunidade de dar continuidade ao trabalho que temos vindo a desenvolver neste último ano e meio, período em que assumi a presidência da ATA em virtude das eleições para a Região de Turismo do Algarve. Durante o mandato que agora terminou, dedicámo-nos a fortalecer as bases da nossa associação, a implementar estratégias inovadoras e a promover a região do Algarve como o destino de excelência que é reconhecido por tantos milhões de turistas que nos visitam todos os anos”, apontou. “Conseguimos, todos juntos, transformar desafios em oportunidades”, reforçou André Gomes.
O trabalho neste último período tem sido pautado por três grandes eixos, lembrou o presidente da ATA, nomeadamente: consolidação do Algarve como um destino que oferece muito mais do que o sol e praia, promovendo a sua diversidade cultural, a autenticidade do território, a gastronomia e produtos turísticos emergentes; a sustentabilidade e inovação, fomentando um turismo responsável e alinhado com as exigências atuais do mercado e com as necessidades das gerações futuras; e uma vertente de apoio aos associados e de muita colaboração institucional, fortalecendo parcerias com entidades públicas e privadas. E, fruto do trabalho realizado, André Gomes faz um balanço muito positivo do ano de 2024 para o setor do turismo no Algarve. “Os números comprovam a resiliência e o dinamismo do setor e, apesar das perceções que sugeriam uma possível diminuição do interesse dos portugueses pela região, nomeadamente na altura do Verão, o Algarve reafirmou-se mais uma vez como o destino turístico preferido dos portugueses”, frisou.
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Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina
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