Os tradicionais cabazes solidários da Consoada chegaram, este ano, a 300 lares são-brasenses, levando a quem mais precisa alimentos, produtos de higiene, brinquedos, livros e também dignidade, amor e esperança. Proporcionar a todos um Natal digno, fraterno e feliz, onde à mesa não falte o pão e a paz, é o objetivo que todos os anos inspira a distribuição do Cabaz Solidário da Consoada a centenas de famílias da comunidade, no âmbito do trabalho de intervenção social que é desenvolvido ao longo do ano junto dos agregados familiares com vulnerabilidades sociais e económicas.
O Cabaz Solidário da Consoada é uma iniciativa promovida, em parceria, pelo Município e pela Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, entidades coordenadoras da Plataforma Local de Ajuda Alimentar, que tem a sua sede na Loja Social de São Brás de Alportel, com a colaboração de todos os parceiros da plataforma – núcleo local da Cáritas, Exército de Salvação, CCD – Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal e Junta de Freguesia, Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel e ainda o empenho do Clube de Artes Marciais de São Brás de Alportel. Este ano, os cabazes são complementados com produtos entregues pelo Clube de Artes Marciais de São Brás de Alportel, que angariou 450 quilos de produtos de higiene e limpeza no âmbito do Mega Treino Solidário realizado a 30 de novembro.
Esta iniciativa solidária integra um conjunto de ações que, ano após ano, constituem o Programa «Natal Solidário». Além dos alimentos e bens essenciais, as famílias recebem também presentes para os mais pequenos, numa forma de ajudar os «Pais Natais» que mais precisam a serem mais capazes de fazer as crianças felizes como merecem ser. Assim, discretamente, aos pais são entregues presentes, adequados às idades e preferências dos seus filhos, para que os seus «sapatinhos» possam ter a merecida surpresa na noite ou manhã de Natal.
Esta ação solidária conta com o contributo da Porto Editora e do projeto «Estrelinhas de Natal», possível graças à colaboração empenhada do núcleo local do Exército de Salvação, que conta com a generosidade de um conjunto de grupos algarvios de beneficência social. A Autarquia de São Brás de Alportel agradece a generosidade das empresas locais que têm colaborado ao longo de vários anos nesta iniciativa.