Inserido no Ciclo d’outra maneira dos encontros do DeVIR, o Cineteatro Louletano recebeu, no dia 6 de dezembro, «Don’t Stop», de Tereza Lenerová, Floex and Coll (Républica Checa), uma atuação permeada de erotismo e compulsão. “Há submissão ao sentimento e ao instinto, há presença corporal crua, bem como desejos e paixões firmemente sob controle”, descreve a bailarina e coreógrafa.

Nesta peça, Tereza Lenerová testa as possibilidades de exprimir os mundos incompreensíveis da música, da paixão, da sexualidade. Pergunta quando e como assumimos o papel de maestro nas nossas próprias vidas, até que ponto controlamos a paixão e quando é que a paixão nos controla. “Quem é o maestro dentro de nós?”, questiona a artista checa.

«Don’t Stop» tem conceito e coreografia de Tereza Lenerová, dramaturgia de Lukáš Jiřička, música de Floex e Antonio Vivaldi, produção de Jakub Hradilek e coprodução de Tanec Praha / PONEC – espaço de dança, Studio Truhlárna, Centre National de la Danse Pantin, Czech Centre Paris e Plum Yard. É apoiado pelo Ministério da Cultura da República Checa, Cidade de Praga, Fundação Život umělce, com agradecimentos especiais a Jan Horák. Quanto à DeVIR, é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina