O Mercado Municipal de Portimão assinalou, no dia 14 de dezembro, o 17.º aniversário ao serviço da comunidade, inaugurando um espaço multiusos onde ficou patente a exposição «100 Anos, 100 Sardinhas». Considerado um dos maiores da região algarvia, o Mercado abriu portas a 11 de dezembro de 2007 e abrange uma área de cerca de 8 mil e 500 metros quadrados, dispondo de bancas de peixe, legumes e fruta, pão e flores.

O programa da comemoração arrancou com a inauguração do espaço multiusos, capacitado para albergar exposições, tertúlias e apresentações de produtos, entre outras atividades, e que resultou de uma intervenção global no antigo Talho 4 orçada em mais de 25 mil euros. No novo espaço foi inaugurada a exposição «100 Anos, 100 Sardinhas», que reúne os trabalhos vencedores no âmbito do concurso com o mesmo título.

Este projeto artístico e comunitário, promovido no âmbito do primeiro centenário da elevação de Portimão à categoria de cidade, desafiou os participantes a inspirarem-se na rica história local, intimamente ligada ao mar, especialmente à sardinha, símbolo que transcende o seu papel na gastronomia portimonense e verdadeiro ícone local. Cada sardinha reflete a relação de Portimão com a pesca, a indústria conserveira e o mar, celebrando uma tradição que moldou a cidade, numa homenagem criativa e colaborativa que envolveu 50 artistas convidados e outros tantos cidadãos. Nesta mostra estão patentes 100 sardinhas, cada uma com um design único, representando a diversidade e o espírito inovador de Portimão, que posteriormente serão transferidas para azulejos e instaladas em fachadas de imóveis por todo o concelho, no sentido de criar um museu a céu aberto que servirá de roteiro turístico.

Após a inauguração da mostra, foram cantados os parabéns ao Mercado Municipal de Portimão e degustado o bolo de aniversário, confecionado e servido pelos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão – Turismo de Portugal IP.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Veja a reportagem completa em: