A Infralobo e a Infraquinta, empresas municipais do concelho de Loulé, entregaram duas motas Yamaha NMAX 125 ao Posto Territorial da GNR de Almancil, no dia 6 de dezembro, numa cerimónia que simboliza o compromisso destas entidades em contribuir para a segurança e bem-estar da comunidade local. A doação das motas visa reforçar a capacidade operacional da GNR, promovendo uma resposta mais ágil e eficiente às necessidades da população, ao mesmo tempo que sublinha a importância da cooperação entre instituições públicas e privadas para o fortalecimento da segurança e da qualidade de vida no concelho de Loulé.
A cerimónia começou com as palavras do Comandante do Comando Territorial de Faro da GNR, Coronel Marco Henriques, que reconheceu que “a comunidade civil cada vez tem um papel mais ativo na segurança”, daí não ter ficado admirado com este gesto da parte da Infralobo e Infraquinta. “A segurança pode não ser um fator determinante para a escolha de um destino turístico, mas a insegurança é, sem dúvida, um fator que exclui a escolha de um destino. Esta iniciativa dá-nos meios para executarmos melhor o nosso trabalho e deixo a garantia de que vamos, certamente, empreender os meios para que o Algarve continue a ser uma região segura”, frisou.
Recorde-se que a Infralobo, no passado, sempre teve uma visão de proximidade com a comunidade e de contributo para a melhoria da qualidade de vida neste território “e sempre respondemos de forma afirmativa aos desafios que as várias entidades locais nos têm lançado”. “Fazemos isso com o Agrupamento de Escolas de Almancil e com a Junta de Freguesia de Almancil, sozinhos ou em parceria com as outras Infras, e é com imenso gosto que agora o fazemos também com a GNR”, referiu Carlos Manso, presidente do Conselho de Administração da Infralobo.
Já Pedro Pimpão, presidente do Conselho de Administração da Infraquinta, lembrou que “fomos «arrastados» pelo Eng. José Miguel nesta ideia de que as autoridades devem ser apoiadas na sua nobre missão”. “Foi muito fácil concedermos este apoio, ainda mais tendo em conta os recursos financeiros muito limitados que a própria Guarda tem. É um ato de primeiríssima importância e que não tem qualquer discussão. É mais um contributo para a segurança do território, até porque sabemos que os residentes da Quinta do Lago e de Vale do Lobo acreditam muito na GNR”, reforçou Pedro Pimpão.
Presente na cerimónia, Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, agradeceu à Infralobo e Infraquinta por terem tomado a iniciativa de doarem duas motos ao Posto Territorial da GNR de Almancil. “Sendo o turismo o pilar da economia algarvia, é natural que estejamos sempre atentos e preocupados para que as forças de segurança tenham as melhores condições possíveis para desempenhar o seu trabalho”, justificou.
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina
Veja a reportagem completa em: