O Orçamento, as Grandes Opções do Plano e o mapa de pessoal do Município de Monchique para 2025 foram submetidos à Assembleia Municipal de 9 de dezembro, com 12 votos a favor, 5 abstenções e 1 voto contra. Com o compromisso de aumentar o investimento em obras e em diversos projetos, assinalados em várias áreas da sociedade, bem como manter o compromisso assumido com os cidadãos, este orçamento espelha as premissas e os objetivos que o executivo municipal liderado por Paulo Alves pretende concretizar para o próximo ano económico.

Com um orçamento de 24 milhões, 989 mil e 896 euros, com um aumento de 800 mil euros face a 2024, são vários os projetos que irão ser concluídos e/ou iniciados durante o próximo ano e que dão continuidade ao orçamento anterior, entre eles a continuação da reabilitação da Escola EB 2,3 Manuel do Nascimento e da Escola de Marmelete; a reabilitação do Parque da Vila (centro de BTT e anfiteatro natural); a conclusão da recuperação do Parque de Estacionamento de S. Sebastião; o início da construção das infraestruturas do Parque Empresarial de Monchique; e a continuação do apoio às Juntas de Freguesia.

As Grandes Opções de Plano para 2025 têm uma grande aposta na área social, onde se destacam as intervenções acima referidas. “Estes documentos refletem, assim, a continuidade dos objetivos políticos, constituindo instrumentos de trabalho enquadrados nas reais necessidades da população de Monchique resultando no novo paradigma de gestão autárquica e onde se pretende a sustentabilidade estrutural às finanças do Município de Monchique”, frisam os responsáveis autárquicos.