O Município de São Brás de Alportel realizou, a 30 de novembro, a Gala dos Prémios Juventude, numa edição especial de 20 anos que encheu por completo o São Brás Cineteatro Jaime Pinto para celebrar o mérito e talento dos jovens do concelho.

Organizada a cada dois anos, desde 2004, a Gala de Entrega dos Prémios Juventude voltou a dar a conhecer melhor os jovens de mérito, valores de futuro do concelho de São Brás de Alportel. Depois de um primeiro desafio lançado à comunidade para indicação/sugestão de nomeações, foram selecionados os nomeados nas diferentes categorias por uma comissão organizadora que integra representantes das mais diversas associações que trabalham na área da juventude, agrupamento de escolas, representantes dos vários partidos com assento nos órgãos autárquicos e elementos da comunicação social local. Numa segunda fase, a escolha dos premiados voltou a ser um desafio lançado à comunidade, que pôde votar ao longo do mês de novembro. Após a contagem dos votos, foram anunciados na ansiada Gala os vencedores nas oito categorias.

Carlota Guerreiro, jovem estilista enamorada pela inovação na tradição, venceu na categoria Artes onde também estava nomeado Tiago Narciso. Alexandre Morais arrebatou o prémio na categoria Fotografia, que também contava com Daniela Soares e Flávio Costa como nomeados. Catarina e João Cavaco receberam o prémio Solidariedade, pelo seu altruísmo, partilhando as nomeações com Iara Lourenço.

Na área da Ciência e Investigação, a votação dos são-brasenses recaiu sobre Ana Trindade, que partilhou o palco com Beatriz Simões e Rui Martins. Para o prémio Desporto estavam nomeados Diogo Viegas, Bernardo Santos e Bárbara Santos, esta última a ser a vencedora desta categoria. O Prémio Juventude – categoria Música foi entregue aos ArtMusa, que estiveram a votos com Beatriz Pereira e Tomé Ponte. Na área do Empreendedorismo subiram ao palco Adriana Agostinho, Nuno José e Ludgero Barriga, que recebeu o prémio juventude de 2024 nesta categoria. O Prémio Carreira foi entregue a André Viegas, que estava nomeado juntamente com Maria Inês Costa e Mário Cadeiras Gago.

A par das nomeações abertas à comunidade nas diversas categorias, o Município de São Brás de Alportel entregou ainda o Prémio Melhores Alunos do Concelho aos dois jovens finalistas dos anos 2022/23 e 2023/24, respetivamente, José Bernardo e Guilherme Martins. O Prémio Juventude Município foi igualmente a diversos jovens e grupos de jovens, nomeadamente: Rui Filipe Viegas Correia, André Afonso Dias, Tiago Brito, Ana Beatriz de Jesus, David Neves, o Clube Gaviões de São Brás, o grupo «Detetives da Escrita», a Banda Jovem da Feira da Serra, Marta Nascimento, Ana Serranheira e Cristiana Veríssimo, e aos jovens que dinamizam o Projeto Entrelinhas: conversas literárias para leitores destemidos.