A União das Freguesias de Faro realizou, no dia 20 de dezembro, na Rua da Comunidade Lusíada, junto à Doca de Faro, uma cerimónia solene de descerramento do busto em bronze de Bartolomeu Dias, um dos mais emblemáticos navegadores portugueses. Este tributo pretende perpetuar a memória de um homem cuja coragem e feitos marcaram a Era dos Descobrimentos.

Bartolomeu Dias, reconhecido por ter sido o primeiro europeu a dobrar o Cabo da Boa Esperança em 1488, abriu caminho para a rota marítima entre a Europa e a Índia, mudando o curso da história mundial. Apesar de haver discussão sobre o local exato do seu nascimento, há fortes indícios que sugerem que Bartolomeu Dias nasceu em Faro, em 1450, um facto que a União das Freguesias de Faro não quer que passe despercebida e que tem orgulho em destacar nesta homenagem.


O busto em bronze foi elaborado pelo jovem escultor farense João Franck e tem 75 cm de altura por 70 cm de largura, sendo o pedestal constituído por uma das mais emblemáticas pedras nacionais, a conhecida pedra moleanos, com mais de três toneladas de peso. “Ao honrarmos Bartolomeu Dias, celebramos não apenas a sua história, mas também o contributo de Faro para o património nacional. Este busto será um marco que inspira futuras gerações a valorizar a nossa identidade, a nossa memória e os feitos dos nossos antepassados. Por outo lado, estamos a valorizar a cidade com apontamentos artísticos identitários e históricos e estamos a promover e a apostar, ao mesmo tempo, em talentos farenses, mostrando que Faro é uma cidade com capital artístico e criativo acentuado, que importa enaltecer”, referiu o presidente da União das Freguesias de Faro, Bruno Lage.

A obra agora inaugurada foi colocada estrategicamente na Rua da Comunidade Lusíada, junto à Doca de Faro, um local simbólico que reforça a ligação entre a cidade e o mar, perpetuando a memória deste herói dos mares.