Realiza-se, no dia 17 de janeiro, a segunda edição do projeto «@ Cientista Regressa à Escola», com Zélia Velez. Licenciada em Biologia pela Universidade de Coimbra e investigadora doutorada em Neurobiologia no Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, Zélia Velez regressa à sua escola primária, a EB1 N.º 1 de Albufeira (Avenida do Ténis), passando, também, pela EB de Brejos, entre as 8h30 e as 15h, para partilhar com os alunos do 4.º ano o seu percurso académico e efetuar um conjunto de atividades práticas destinadas a mostrar os efeitos das alterações climáticas nos organismos marinhos.

A iniciativa, que é promovida pela Native Scientists com a colaboração do Município de Albufeira, pretende tornar Portugal o primeiro país onde todas as crianças de 10 anos já conheceram uma pessoa da sua terra natal que desenvolve a profissão de cientista. O projeto tem por objetivo ampliar os horizontes das crianças, promover a literacia científica e o ensino superior, bem como combater estereótipos relacionados com a ciência e os cientistas. “Nesta fase, todas as crianças se questionam sobre o que querem ser quando forem adultos, o que faz deste projeto uma iniciativa bastante pertinente”, realça o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, que considera que “é através do conhecimento de diferentes percursos profissionais e, neste caso, do exemplo dado por cientistas que foram alunos nas escolas do nosso concelho, que é possível alargar os horizontes das nossas crianças, motivá-las e promover a literacia científica”. Uma das mais-valias do programa consiste, precisamente, em impulsionar a mudança social, ajudando a criar oportunidades para todas as crianças independentemente da sua origem, contribuindo, desta forma, para construir uma sociedade mais justa.

A Native Cientists foi fundada, em 2013, por dois investigadores com o objetivo de ligar cientistas e crianças em toda a Europa, com vista a reduzir desigualdades, promovendo uma educação assente na diversidade e na qualidade. Atualmente conta com uma rede de mais de três mil cientistas, sendo que os seus programas educacionais estabeleceram mais de 25 mil ligações entre cientistas e crianças.