Ussumani Djumo, armacenense e luso-guineense, esta época a competir em Viana do Castelo pelo Clube de Atletismo Olímpico Vianense, esteve em foco no Campeonato do Norte de Pista Coberta que se realizou nos dias 11 e 12 de janeiro, em Braga. No primeiro dia, bateu o seu recorde pessoal duas vezes nos 60 metros e, no segundo dia, venceu também na primeira eliminatória, nos 60 metros barreiras e bateu de novo o recorde pessoal nesta categoria, tendo sido o mais rápido das eliminatórias. E, apesar de ter saído em último nos blocos, terminou em primeiro na Final com um novo recorde pessoal de 8.26, tornando-se assim Campeão do Norte. “Foi impressionante, um sentimento de felicidade gigante. Eu sabia que era capaz, que conseguia, e tenho andado a treinar bastante”, referiu Ussumani Djumo. “Sei que consigo fazer melhor. Foi um fim de semana cheio de emoções. A minha família está bastante feliz, estão no Algarve e na Guiné a acompanhar os meus campeonatos. O apoio deles é muito bom”, acrescentou.
Chegar a esta prova para decidir o Campeão do Norte de Portugal pela segunda vez e vencer foi um sentimento de superação para Ussumani Djumo, que em 2024 foi vice-campeão. Desta feita, ganhou e alcançou dois novos recordes pessoais nos 60 metros e 60 metros barreiras, superando, desta forma, um recorde que pertencia a Nuno Pereira e que se mantinha há 23 anos. “Conseguir ser campeão num país que me acolheu e nesta cidade de Viana do Castelo onde sou tão bem recebido, é excelente para mim, é muito inspirador e motivador. Agora estou a preparar-me para novos voos e o foco é chegar o mais longe possível. Quero participar nos próximos Jogos Olímpicos em Los Angeles e seria uma honra conseguir representar as cores da Guiné-Bissau ao mais alto nível. Estou na luta para consegui-lo”, indicou o jovem atleta.
Nuno Pereira, o atleta que faz parte da história do Desporto de Viana do Castelo, sempre muito atento, felicitou de imediato o clube e o atleta “Após 23 anos, alguém bateu o recorde de Viana do Castelo que era meu, e tinha de ser do meu clube Olímpico Vianense. Parabéns, Campeão Ussumani Djumo”. Fernando Alves, Presidente do Clube lembrou também que “esta época já são dois os recordes batidos, ambos de «olímpicos» por «olímpicos»”. “O Clube de Atletismo Olímpico Vianense garantiu nesta prova, em Braga, sete pódios no Campeonato do Norte de Pista Coberta. O Ussumani Djumo é considerado um dos melhores barreiristas portugueses em atividade e uma grande promessa para o futuro”, destacou.
Recorde-se que, no seu percurso, contam-se títulos de campeão nacional de clubes da 2.ª divisão em 2024 pelo Atlético da Póvoa e, entre 2020 e 2023, enquanto representava a Associação Académica da Bela Vista (Lagoa), clube onde iniciou o seu percurso no atletismo e onde alcançou 15 títulos de campeão regional. O jovem atleta foi também recentemente homenageado e reconhecido pela Câmara Municipal de Silves, como «Individualidade desportiva do Município».