O Município de Portimão tem a decorrer, até 7 de fevereiro, a segunda fase das candidaturas relativas ao concurso destinado à atribuição, por sorteio, das novas habitações em regime de venda a custos controlados, T1, T2 e T3, em construção na zona de Vale de Lagar. Esta fase do concurso está aberta a cidadãos residentes no concelho de Portimão há pelo menos dois anos, que poderão submeter a sua candidatura para aquisição das habitações.

No total, estão disponíveis 181 habitações, distribuídas da seguinte forma: 68 unidades T1, com preços entre 129 mil e 153 mil e 500 euros; 101 unidades T2, com valores entre 194 mil e 230 mil euros; e 12 unidades T3, com preços a partir de 265 mil euros. De acordo com a legislação em vigor, estes valores estão isentos de pagamento de IMT e imposto de selo, tendo sido calculados de acordo com a Portaria n.º 65/2019, de 19 de fevereiro, e aprovados pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, sendo os preços suscetíveis de alterações legais.

O sorteio será realizado por tipologia, atribuindo-se preferência a candidatos ou elementos do agregado familiar com deficiência de grau igual ou superior a 60 por cento, sendo o mesmo dividido em três etapas, organizadas por faixas etárias: na primeira etapa serão abrangidos os candidatos com idades entre os 18 e os 35 anos; na segunda, os candidatos entre os 36 e os 45 anos; e, por fim, na terceira etapa, os candidatos com mais de 46 anos. As candidaturas devem ser entregues presencialmente nos serviços da Divisão de Habitação, Desenvolvimento Social e Saúde da Câmara Municipal de Portimão, ou no Balcão Único Municipal, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h. Em alternativa, podem ser enviadas por correio, através de carta registada com aviso de receção, desde que dentro do prazo estabelecido. Toda a informação sobre o concurso, incluindo regulamento, requerimentos e lista de documentos necessários, está disponível em www.cm-portimao.pt.

O empreendimento habitacional do Vale de Lagar, de venda a custos controlados tem a chancela “Be Living” e está já em construção, com a conclusão da primeira fase prevista para o final de 2026. Composto por quatro edifícios, até cinco pisos, este projeto oferece habitações de tipologias T1, T2 e T3, com varandas, horta biológica e estacionamento em garagem com bicicletário, desenvolvidas segundo os princípios da construção sustentável e energeticamente eficiente (classe A/A+), com certificação LiderA.

O conceito BeLiving destaca-se pelo design minimalista, funcionalidade prática e elevados padrões de conforto, incluindo acabamentos de qualidade, com espaços interiores concebidos para maximizar o espaço habitacional, combinando luminosidade, ventilação natural e materiais ecológicos, proporcionando um ambiente acolhedor e sofisticado.