O projeto «Bairros Comerciais Digitais – Olhão com Alma» foi apresentado aos empresários locais e público em geral, no dia 2 de dezembro, e dos cerca de 250 estabelecimentos comerciais aptos para aderir, mais de 50 por cento já o tinha feito no espaço de um mês. Com um investimento de cerca de 1 milhão de euros, financiado a 100 por cento pelo PRR, o projeto promete modernizar e dinamizar o tecido económico olhanense, sendo que este novo «bairro» é delimitado a sul pelos Mercados Municipais, a norte, pelo Tribunal, e estende-se pela Rua do Comércio e pelo Caminho das Lendas.
Os comerciantes que exercem a sua atividade nesta área terão oportunidade de aderirem a uma plataforma marketplace na qual poderão comercializar os seus produtos para o mundo inteiro, aumentando, assim, a competitividade com os grandes retalhistas e alargando o seu horário de funcionamento para 24 horas por dia, entre outras vantagens. Para os consumidores, os benefícios residem no acesso a produtos locais com comodidade e flexibilidade de horários. Para além disso, toda a área do bairro será abrangida por cobertura de wifi gratuito, mupis interativos e uma monitorização em tempo real dos lugares de estacionamento vagos.
O projeto «Bairros Comerciais Digitais – Olhão com Alma» está a ser implementado por um consórcio composto pelo Município de Olhão, a ACRAL, a AmbiOlhão, a Fesnima e a Mercados de Olhão e resultou de uma candidatura que foi preparada com bastante cuidado e empenho pela edilidade ao longo de praticamente dois anos. “É um investimento elevado e que deixará uma pegada significativa no tecido empresarial e no comércio tradicional de Olhão, pelo que grande parte das divisões da Câmara Municipal estiveram envolvidas no processo. E existe uma história associada aos pontos cardeais do comércio de Olhão que está patente no projeto”, refere o vice-presidente Ricardo Calé. “A ligação entre a terra e o mar faz-se através do Caíque Bom Sucesso, a embarcação que levou, em 1808, a boa-nova ao Rei de que se tinham expulsado as tropas napoleónicas. Entra-se em terra via Mercados, um dos mercados municipais mais bonitos do país, e vai-se avançando em direção ao Tribunal, onde se encontra o Olho-de-Água que, reza a história, deu o nome à cidade de Olhão”, descreve o entrevistado.
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Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina
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