Lagoa acolheu uma prova dos Campeonatos Nacionais de Marcha Atlética em 35 quilómetros, evento organizado pela Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação de Atletismo do Algarve e da Câmara Municipal de Lagoa. A competição foi marcada pelo domínio absoluto de João Vieira e Vitória Oliveira, que conquistaram, respetivamente, o 71.º e o 3.º títulos das suas carreiras.
João Vieira, atleta do Sporting, foi imbatível na prova masculina, onde começou a marcha isolado desde os primeiros metros. Superando as condições atmosféricas, que se mantiveram amenas durante a manhã, e enfrentando o desafio do circuito, Vieira concluiu a prova em 2h38m17s, alcançando a sua quarta melhor marca de sempre na distância. Este triunfo coloca-o, mais uma vez, na elite da marcha atlética e assegura-lhe um lugar na pré-seleção para o Campeonato da Europa de Nações em Marcha Atlética, com vista ao Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio 2025. “O meu foco estava nos Nacionais e nos Mundiais, e felizmente consegui alcançar ambos os objetivos. O mais importante é deixar uma marca na história do atletismo português”, afirmou o atleta, que com 48 anos continua a inspirar as novas gerações.
A prova masculina foi completada por Manuel Marques, do Jardim da Serra, com 3h06m28s, e Amaro Teixeira, do Póvoa de Varzim, com 3h26m27s.
Na prova feminina, Vitória Oliveira (Benfica) repetiu a performance de sucesso, isolando-se logo desde o início e mantendo-se na segunda posição geral entre todos os participantes. A atleta concluiu a prova em 3h02m02s, conquistando o seu terceiro título nacional em 35 quilómetros. “O João Vieira tem um palmarés invejável e será sempre uma grande referência no atletismo português. Para mim, o objetivo era ser campeã nacional e garantir a marca para o Campeonato da Europa de Nações. A preparação está a decorrer bem, embora tenha tido alguns problemas gástricos durante a prova”, revelou Oliveira.
A segunda posição feminina foi alcançada por Joana Pontes, do Leiria Marcha, com 3h12m00s, a apenas 25 segundos do seu recorde pessoal. Destaca-se ainda o desempenho do jovem atleta sub-20 Eduardo Camarate, do Juventude Vidigalense, que obteve a marca de 42m42s na prova extra de 10 quilómetros, qualificando-se para o Campeonato da Europa de Nações de Marcha.