A União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras (Montemor-o-Novo), a União de Freguesias do Fundão, Valverde, Donas, Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo, a Freguesia de Marinha Grande e a Freguesia de Vila Real de Santo António assinaram, no dia 4 de janeiro, em Montemor-o-Novo, o protocolo de geminação «Juntas Juntas». Em representação da Freguesia do sotavento algarvio estiveram a Presidente da Assembleia de Freguesia, Paula Gomes, o Presidente da Junta de Freguesia, Valentim Santos, e o Vogal Victor Pereira. A comitiva vila-realense contou ainda com o Vereador da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António com o pelouro das Freguesias, Fernando Horta.
Em 11 de março de 1988 foram elevadas a cidade as vilas de Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António, entretanto também geminadas. As Juntas de Freguesia destas cidades decidiram, em reunião entre as quatro entidades, a criação de um projeto abrangente a várias atividades, que visa uma maior colaboração, interação e intercâmbio entre os seus fregueses.
Dá-se ao projeto o nome de «Juntas Juntas» por via da geminação criada entre as Freguesias e como forma de assinalar o trabalho comum entre estas entidades. A geminação promoverá a dinamização de iniciativas de carácter social, recreativo, desportivo, educativo, associativo e outros tipos de atividade que se considerem no âmbito dos raios de ação a que o projeto se destina. Estas quatro Freguesias iniciam agora um processo de partilha e criação de novas iniciativas, para que o trabalho em prol das suas populações seja mais rico e profícuo.