A Assembleia Municipal de Lagoa aprovou por maioria, no dia 18 de dezembro, o maior orçamento que alguma vez Lagoa já teve, no valor de mais de 66 milhões de euros. O Orçamento e as Grande Opções do Plano para o ano de 2025 contou com 18 votos favoráveis, 15 da bancada do Partido Socialista e 3 votos da bancada do Movimento Lagoa Primeiro, com 2 votos em abstenção, 1 da bancada do Bloco de Esquerda e outro da bancada da CDU, e com 5 votos contra, 4 da bancada do PSD e 1 da bancada do CHEGA.

A proposta do Município de Lagoa para 2025 vem de encontro à estratégia definida para o atual mandato, pelo executivo permanente, e assenta em dois desígnios, a construção de habitação e a substituição das principais condutas da rede de água, bem como em seis compromissos, a Educação, a Cultura, a Ação Social, o Desporto, o cuidar do Espaço Público e as Obras Municipais. O Orçamento e as Grandes Opções do Plano dão assim continuidade às obras que se encontram a decorrer, muitas das quais transitarão para o ano de 2025, e será também a linha orientadora para as obras que arrancarão no início do ano, bem como para os procedimentos que serão lançados no decorrer do mesmo para a concretização de novas intervenções no espaço público.

Assim, o Município de Lagoa continuará a trabalhar na área da eficiência hídrica, prosseguindo a substituição das principais condutas adutoras e distribuidoras da rede de abastecimento de água do concelho, continuará a construir habitação e a adquirir imóveis para reabilitar, bem como a requalificar todo o parque habitacional do município. Para além da intervenção em áreas fundamentais e urgentes, o Executivo Permanente irá concluir e iniciar obras que dotarão o concelho de infraestruturas fundamentais para o seu desenvolvimento.

Para além destas matérias, o Orçamento aprovado permitirá consolidar o trabalho em áreas onde o concelho já é reconhecido como um exemplo para a região e para o país, priorizando outras que são de vital importância para Lagoa e para os Lagoenses. “O Orçamento aprovado irá dar continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, onde o investimento nas pessoas, em especial nos Lagoenses, continuará a ser a nossa maior bandeira, a par de um forte investimento na Educação, na Cultura, na Ação Social e no Desporto. Esta proposta permitirá, também, que o território de Lagoa se continue a modernizar, a tornar-se mais sustentável, mais adequado às novas exigências e mais bem preparado para dar respostas às necessidades da população. Prepara Lagoa para os grandes desafios do futuro, no quadro de um desenvolvimento sustentável, nas suas dimensões económica, social e ambiental, e aposta no desenvolvimento local e numa maior coesão social, transformando Lagoa numa «Cidade Educadora», dando continuidade à promoção de uma verdadeira política de proximidade e de cooperação com a comunidade, numa clara aposta na educação das novas gerações”, considera Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.