O Município de Monchique assinalou, nos dias 16 e 18 de janeiro, os 252 anos da criação do concelho com um conjunto de atividades que foram dinamizadas nas três freguesias locais.

No dia 16 de janeiro, precisamente no dia em que passaram 252 sobre a publicação do Alvará de 16 de janeiro de 1773, que instituiu a criação do concelho, foi inaugurada, na Sala Multimédia da Junta de Freguesia de Marmelete, a exposição itinerante «Monchique (1773): o lugar que que se tornou vila». Esta mostra pretende apresentar, através de fotografias e outro conteúdo didático, os recursos e potencialidades económicas e sociais que estiveram na base da elevação a vila e que surgem mencionadas no documento régio. Patente até dia 7 de fevereiro em Marmelete, esta exposição estará posteriormente disponível na freguesia de Alferce, entre os dias 12 de fevereiro e 7 de março, no Espaço Multiusos daquela aldeia, e irá terminar a sua itinerância no Pavilhão Gimnodesportivo de Monchique, estando aberta para visita de 14 de março a 11 de abril.

No dia 18 de janeiro, as comemorações seguiram para a freguesia de Alferce, onde teve lugar uma visita guiada à aldeia e ao Centro Interpretativo do Cerro do Castelo de Alferce (CICCA). Na parte da tarde, em Monchique, teve lugar o descerramento das placas toponímicas da Rua 16 de Janeiro de 1773, que faz a ligação entre a Junta de Freguesia de Monchique e o mini Skate Parque. Finalmente, realizou-se, no Espaço Jovem de Monchique, a conferência «Vila há 252 anos», que contou com a participação de Elena Lombardo, Andreia Fidalgo e José Carlos Laranjo, três docentes e investigadores de distintas instituições universitárias, que tiveram a oportunidade de partilhar os seus conhecimentos sobre este tema.