O auditório do Centro Cultural Convento de S. José, em Lagoa, recebe, no dia 25 de janeiro, entre as 9h e as 13h, o seminário «A Não Violência e a Educação pela Paz», com o subtema «Pensar a Infância e a Adolescência neste Mundo Apressado».
Os primeiros anos de vida assumem-se como fundamentais para o desenvolvimento do cérebro, para adquirir hábitos e costumes. É nesta fase que aprendemos a ser, a estar e a construir relações saudáveis e de confiança. Deste modo, neste seminário vai-se abordar a temática da infância, os seus desafios ao longo do crescimento, a necessidade de olhar para dentro a partir de fora, dos comportamentos, das atitudes e, acima de tudo, dos hábitos que se estão a construir, levando a que a habilidade de saber esperar, a criatividade, a tolerância e a empatia pareçam competências perdidas ou profundamente alteradas. “Propomos uma reflexão conjunta sobre atitudes e comportamentos, permitindo-nos, assim, aumentar a competência emocional e melhorar a saúde mental”, refere a organização.
O seminário tem como objetivo refletir sobre a não violência e a educação pela paz ao longo da primeira infância e adolescência, bem como compreender os desafios e dinâmicas internas, as relações e sua repercussão na vida escolar, na violência entre pares e na violência autodirigida e tem como público-alvo docentes, assistentes operacionais, encarregados de educação e comunidade em geral. Este seminário é acreditado pelo Centro de Formação de Associação de Escolas Albufeira, Lagoa e Silves.