No mês de fevereiro, o Auditório Municipal de Albufeira abre portas com o XXV Festival de Música Al-Mutamid e «La Nuba Gharnati», um espetáculo de música árabe e dança oriental a realizar no dia 8, a partir das 19h. O projeto é composto por músicos de diferentes origens e formações musicais, que combinam o seu talento e conhecimento num vasto repertório de música árabe, andalusí e oriental. O trabalho do quinteto envolve também pesquisa sobre os repertórios musicais andalusís, segundo as suas diferentes escolas e géneros.

Esta tarefa levou o quinteto a especializar-se, tanto na música andalusí do Magrebe e na execução de moaxajas andalusís próprias da wasla oriental, em cujo campo se destaca a aportação fundamental do quinto elemento do grupo, a bailarina Federica Masi, que se tornou um ponto de referência para a dança árabe-andalusí, segundo a escola egípcia de Mahmud Reda. O nome do grupo é inspirado, por um lado, na palavra Nuba, que alude a um tipo de composição musical andalusí, e, por outro lado, «Gharnatí», que faz referência à cidade onde nasceu o projeto.

Os bilhetes custam 5 euros e estão à venda na plataforma https://www.bol.pt/ e na Galeria Municipal João Bailote, nos dias úteis, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h. Podem também ser adquiridos no dia do espetáculo, no Auditório Municipal, das 19h30 às 21h15.

No dia 15, às 19h, o Algarve Classic – III Festival de Música Clássica de Albufeira regressa ao Auditório Municipal com o concerto «Sakamoto 1996». Ryuichi Sakamoto é um dos mais aclamados compositores do panorama musical internacional. Neste concerto de tributo a Sakamoto irá ser apresentada uma seleção de obras do disco «1996», interpretadas segundo as partituras originais, disponíveis numa limitada e rara edição, supervisionada e revista pelo próprio autor. O trio de piano, violino e violoncelo criado pelo pianista e compositor João Vasco é, atualmente, uma das poucas formações no mundo a apresentar em concerto esta obra no seu formato original.

Para este concerto foram selecionadas dez obras de «1996» e quatro obras de «2016», e, à semelhança das apresentações do próprio Sakamoto, todas as músicas serão acompanhadas por obras de videoarte, concebidas para este projeto pelo pianista João Vasco, também fotógrafo e videasta premiado. Os bilhetes para este espetáculo custam 10 euros e estão à venda na plataforma https://www.bol.pt/ e na Galeria Municipal João Bailote, nos dias úteis das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h. Podem também ser adquiridos no dia e local do espetáculo, das 18h às 18h45.

Os Prémios Sophia Estudante, um evento da responsabilidade da Academia Portuguesa de Cinema com o apoio do Município de Albufeira, estão de regresso ao Auditório Municipal, de 20 a 23 de fevereiro. Trata-se da 11.ª edição do evento, sob o tema «O trabalho de ator», que prevê uma nova categoria: a de Melhor Trailler. As anteriores categorias permanecem, ou seja, as Melhores Curtas-metragens nas vertentes Experimental, Animação, Documentário e Ficção, para além das Melhores Curtas-metragens na vertente de alunos de mestrado e doutoramento em cinema.

A proposta vencedora do concurso de identidade gráfica (ou seja, o cartaz desta edição) que foi dirigido a estudantes de Design de todo o país, foi a de Luísa Cardoso, aluna da ESCS – Escola Superior de Comunicação Social, que demonstrou, segundo o júri, “uma compreensão do tema central – o trabalho de ator – traduzindo-o de forma criativa na imagem de um ser em constante metamorfose”. Pedro Andrade, aluno da ETIC Algarve, e Cristiano Alves, aluno da ESMAD – Escola Superior de Media, Artes e Design, alcançaram o 2.º e 3.º lugares. Ao lado do Auditório, na Galeria Municipal João Bailote vai decorrer a Mostra de Cartazes.

A programação do Auditório Municipal de Albufeira do mês de fevereiro encerra, no dia 28, com o espetáculo de Ricardo Anastácio, com início marcado para as 21h30. Ricardo Anastácio é um cantautor natural de Albufeira que tem colaborado com vários artistas do panorama do Fado e da música ligeira em Portugal. Em 2007, participou na edição do primeiro disco do grupo Al-Mouraria, para o qual contribui com o tema «O Fado Que Vejo». Em 2020, editou um álbum homónimo composto por 10 temas e onde canta sobre experiências reais por si vividas, ou partilhadas por pessoas próximas.

Os bilhetes estão à venda na plataforma https://www.bol.pt/ e na Galeria Municipal João Bailote, nos dias úteis das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h e no dia do espetáculo, no Auditório Municipal, das 19h30 às 21h15.