Após a participação ativa dos são-brasenses, tanto na fase de propostas como na fase de votação, a proposta vencedora do Orçamento Participativo de 2025 em São Brás de Alportel foi a criação de um novo Reservatório de Apoio ao Combate a Incêndios. Assim sendo, serão instalados depósitos pré-fabricados com capacidade mínima de 20 mil litros de água, assegurando uma resposta mais eficaz a situações de emergência.
Em 2024, 18 anos depois da primeira edição deste exercício de gestão participada, o Município de São Brás de Alportel lançou mais uma vez o processo de Orçamento Participativo, tendo desafiado os munícipes a apresentar propostas de projetos que pudessem ser concretizados com uma verba não superior a 70 mil euros. Após análise técnica das propostas apresentadas, em função da sua natureza de investimento, o seu interesse coletivo e a sua exequibilidade, seis passaram à fase de votação que decorreu até 6 de janeiro, sendo nesta edição disponibilizada uma plataforma eletrónica para melhor organização do processo. A criação de um novo Reservatório de Apoio ao Combate a Incêndios foi a proposta mais votada; seguiram-se a proposta de criação de sombreamento e arborização de parques infantis; a construção de uma pista de «pumptrack»; a criação de uma oficina comunitária solidária; a instalação de pontos de acesso para todas as salas das escolas do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas; e a construção de mais casas para gatos de rua.
Desde o seu lançamento, em 2006, o Orçamento Participativo de São Brás de Alportel tem-se demonstrado um instrumento valioso de gestão pública participada, promovendo a proximidade entre a comunidade e a autarquia e incentivando os munícipes a contribuir com ideias que moldam o futuro do concelho. Ao longo dos anos, a participação ativa da população tem resultado em inúmeras iniciativas transformadoras, provando a capacidade coletiva de pensar e construir uma São Brás de Alportel melhor para todos.