A Pista das Açoteias acolheu o 38.º Cross Internacional das Amendoeiras em Flor, no dia 2 de fevereiro, com a mítica prova das «sapatilhas douradas» a englobar, pela 13.ª vez, a Taça dos Clubes Campeões Europeus. Por Albufeira passaram cerca de 450 atletas, que competiram nas categorias de seniores masculino e feminino, sub-20 masculino e feminino, e estafeta mista.

O evento aconteceu poucos meses após Albufeira ter conquistado o título de «Cidade Europeia do Desporto 2026» e, para o presidente do executivo municipal, “o balanço é claramente positivo”. “A edição deste ano do Cross foi um excelente ensaio geral para as iniciativas que organizaremos no próximo ano”, afirmou José Carlos Rolo, que realçou ainda o papel das várias entidades envolvidas na organização, deixando um “agradecimento especial à Associação de Atletismo do Algarve, pelo papel que tem tido em elevar o bom nome da região no panorama desportivo internacional”.

Rodrigue Kwizera, do clube espanhol Playas de Castellón, confirmou a sua supremacia ao vencer novamente a prova masculina. Depois das vitórias alcançadas em 2022 e 2023, o atleta do Burundi conquistou o primeiro lugar pela terceira vez na sua carreira, ao completar o percurso com um tempo de 27:02. Os restantes lugares do pódio foram ocupados pelo espanhol Thierry Ndikumwenayo (2.º lugar, Playas Castellon) e pelo queniano Charles Rotich (3.º lugar, Sporting CP). Já na competição por equipas, o Playas Castellon superiorizou-se ao SL Benfica e ao Sporting CP, conquistando o primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo.

Na categoria de seniores femininas, a vitória também sorriu a uma atleta natural do Burundi. Francine Niyomukunzi, da equipa italiana Cus Pro Patria Milano, cruzou a meta em primeiro lugar com o tempo de 31:44, mais de um minuto à frente das suas adversárias Bahar Yıldırım (2.º lugar, Fenerbahce) e Mariana Machado (3.º lugar, SC Braga). O primeiro lugar da classificação por equipas acabaria por ser conquistado pelo SC Braga, com a Bilbao Atletismo Santutxu a segurar o segundo posto, seguido das turcas do Fenerbahce.

Na estafeta mista, a disputa pelos primeiros lugares foi renhida, com as três primeiras classificadas separadas por pouco mais de 30 segundos. O primeiro lugar acabou por ser conquistado pelo SL Benfica (Salomé Afonso, José Pinto, Sheila Jebet e Isaac Nader). Com um tempo total de 17:50, o quarteto benfiquista conseguiu bater a formação do Playas Castellon (Winnie Nanyondo, Mohamed Reda, Mireya Arnedillo e Abderrahman Khayami), que havia vencido as duas primeiras edições da competição. O terceiro lugar foi alcançado pelos atletas do Sporting CP (Patrícia Silva, João Santos, Marta Castro e Nuno Pereira), que terminaram a prova com a marca de 18:22.

Além das provas de seniores integradas na Taça dos Clubes Campeões Europeus, a Pista das Açoteias recebeu também as competições do escalão sub-20. Na prova masculina, a medalha de ouro foi para o turco Ali Tunç (Fenerbahce), enquanto a corrida feminina foi conquistada pela etíope Hawi Abera (Sporting CP).