Nas últimas duas semanas, João Graça superou a primeira ronda em ambos os torneios de Vila Real de Santo António, feito que tentará repetir, na quarta-feira, frente ao norte-americano Andre Ilagan (382.º). Quem não conseguiu seguir em frente foi Gonçalo Castro. 24 horas depois de triunfar pela primeira vez em torneios do circuito profissional, o jovem de 16 anos cedeu por 6-0 e 6-3 para o dinamarquês Benjamin Hannestad (1400.º), 16.º cabeça de série.
Vencedor do primeiro torneio de Vila Real de Santo António, que inaugurou a série de seis ITF M25 consecutivos no Algarve, Frederico Silva é o único português entre os cabeças de série (ocupa a quarta posição da lista) e vai iniciar a campanha contra o alemão Nicola Kuhn (393.º e ex-174.º). Já Gastão Elias, campeão no mesmo local este domingo, o que lhe permitiu regressar aos títulos quase três anos depois, terá como primeiro adversário na capital algarvia Lorenzo Giustino (269.º), que já foi 127.º e defende o estatuto de segundo pré-designado.
À frente do italiano na lista de candidatos ao título surge apenas Maks Kasnikowski (224.º), que há pouco mais de um ano ergueu, no Jamor, o primeiro título Challenger da carreira e em junho conquistou mais um. Araújo começará a campanha com o croata Mili Poljicak (297.º), quinto favorito, Pereira com o alemão Diego Dedura-Palomero (567.º), Rocha com o austríaco Sandro Kopp (331.º), sexto pré-designado, Marques frente ao uzbeque Sergey Fomin (576.º) e Luís com o finlandês Eero Vasa (524.º).
Entre os jogadores portugueses, apenas Francisco Rocha e Tomás Luís jogarão já esta terça-feira. O início de jornada está marcado para as 10h.