O Município de São Brás de Alportel continua a apoiar os jovens do concelho com o Programa de Apoio ao Arrendamento Jovem e esta semana teve início um novo período de candidaturas para atribuição de um fogo de habitação.
Criado em 2020 para responder às dificuldades crescentes no acesso à habitação, tanto a nível local como nacional, o programa visa melhorar as condições de vida e promover a autonomia de jovens famílias são-brasenses. As novas candidaturas vão estar abertas até 21 de março no Centro de Apoio à Comunidade. “Queremos garantir que os jovens do nosso concelho têm uma oportunidade justa de iniciar a sua vida de forma independente. O acesso à habitação é um desafio crescente, e este programa reflete o compromisso do Município em apoiar as novas gerações”, disse a vice-presidente da Câmara Municipal com o pelouro da habitação, Marlene Guerreiro, vincando o compromisso do Município em manter e expandir esta medida de apoio social.
O Programa de Apoio ao Arrendamento Jovem é dirigido jovens, entre os 22 e 35 anos, que tenham uma situação profissional ativa, não possuam habitação própria e apresentem baixos rendimentos. Desde a sua implementação, já foram concedidos 18 apoios, tendo beneficiado 10 famílias do concelho. “Cada apoio representa um passo concreto na criação de uma comunidade mais inclusiva e solidária”, entende Marlene Guerreiro, acrescentando que “o Município está empenhado em continuar a proporcionar este apoio, ciente do seu papel fundamental na construção de um futuro melhor para as jovens gerações”.
Esta medida está enquadrada nas Políticas Municipais de Habitação que atuam em vários eixos, desde os projetos de construção de novas habitações e aquisições de habitações devolutas no Centro Histórico e aldeias do concelho para recuperar e disponibilizar no Parque de Habitação Municipal, mediante candidaturas apresentadas ao abrigo da Estratégia Local de Habitação, ao Programa de Apoio ao Arrendamento dirigido à comunidade em geral. Ciente de que o trabalho na área da habitação é transversal a todas as áreas da vida dos cidadãos, o Município de São Brás de Alportel tem também em curso outras medidas como o programa de apoio social «Mão Amiga», que tem como objetivo melhorar as condições de habitabilidade dos agregados familiares, residentes no concelho, com maior vulnerabilidade económica e social. Desde o lançamento deste programa, a edilidade já apoiou 54 famílias, num investimento municipal superior a 300 mil euros.
O Município de São Brás de Alportel disponibiliza informações sobre os vários programas de apoio na área habitacional e social junto dos Serviços Sociais que funcionam no Centro de Apoio à Comunidade, localizado na Rua Serpa Pinto, n.º 29. Podem ainda ser solicitadas mais informações através dos contactos 289 840 020 / solidariedade@cm-sbras.pt.