Por esta altura do ano, os produtores de aguardente de medronho da Serra do Caldeirão vivem dias de muito trabalho, com as «caldeiradas» para a destilação do medronho. Depois de, em novembro, terem se dedicado à apanha do medronho em fruto, chegou agora a altura de produzir e saborear o produto final, a genuína e muito apreciada Aguardente de Medronho.
É com o objetivo de dar a conhecer este produto e outros tesouros da Serra do Caldeirão que Cortelha irá acolher, no dia 8 de março, a Feira da Aguardente e Mel da Serra do Caldeirão, e integrado neste certame, irá realizar-se um Passeio Pedestre que terá como atrativo a visita a algumas destilarias de aguardente de medronho. Além de proporcionar a visita aos produtores de aguardente de medronho, os participantes poderão deslumbrar-se com as belas paisagens que a Serra do Caldeirão oferece nesta altura do ano, com um percurso de aproximadamente 11 quilómetros e com a partida a ser dada pelas 9h. As inscrições podem ser efetuadas em www.amigosdacortelha.pt.
Ao longo do percurso, os pedestrianos poderão observar alguns elementos do património rural e da atividade de subsistência da freguesia de Salir e, no final, são todos prendados com um almoço serrano, em pleno recinto da Feira da Aguardente e Mel. A organização prestará também um apoio constante aos participantes, com a distribuição de águas, fruta e bolos. Após os participantes degustarem o almoço, poderão visitar os diversos produtores e artesãos presentes no recinto da feira, bem como ouvir as sonoridades da música tradicional com a muita animação que irá passar pelo palco.
Esta atividade é organizada pela Associação dos Amigos da Cortelha e conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Salir.