A partir da próxima quarta-feira, 19 de fevereiro, 175 corredores em representação de 25 equipas vão percorrer as estradas algarvias na 51.ª Volta ao Algarve, num total de quase 750 quilómetros de Portimão ao Alto do Malhão.
João Almeida é a aposta da UAE Team Emirates – XRG e um dos favoritos à vitória. O português chega ao Algarve depois de ter alcançado o 2.º lugar na Volta à Comunidade Valenciana e vai contar com o apoio dos compatriotas Rui Oliveira, Ivo Oliveira e António Morgado. Jonas Vingegaard escolheu a Algarvia para começar a nova temporada. O bicampeão do Tour (2022 e 2023) vai correr a prova pela primeira vez na carreira. Ao lado do dinamarquês vai estar Wout van Aert, um dos ciclistas mais versáteis da atualidade, numa ambiciosa Team Visma | Lease a Bike que vem a Portugal para ganhar.
Outro dos candidatos à vitória na 51.ª Volta ao Algarve é Primož Roglič. O esloveno, a cumprir a segunda época na Red Bull – BORA – hansgrohe, regressa ao mesmo palco onde venceu em 2017. Essa foi a primeira grande conquista internacional antes de ganhar a Vuelta por quatro vezes (2019, 2020, 2021 e 2024) e o Giro (2023). À partida em Portimão vai estar também Julian Alaphilippe. O bicampeão do mundo (2020 e 2021) está em Portugal pela primeira vez e estreia-se em provas por etapas com a camisola da Tudor Pro Cycling Team. Inédita é também a presença de Biniam Girmay na Volta ao Algarve. O eritreu, que venceu três etapas no Tour 2024 e conquistou a classificação por pontos, vem a Portugal à procura de ganhar etapas. As chegadas a Lagos, Tavira e Faro estão na lista de objetivos para o corredor da Intermarché – Wanty.
Habituado às estradas algarvias está Geraint Thomas que avança para a sétima e última participação. O britânico da INEOS Grenadiers, que venceu a Volta ao Algarve por duas vezes (2015 e 2016), vai terminar a carreira no final de 2025. Nota ainda para a inclusão de mais três portugueses do pelotão internacional na lista de pré-inscritos: Iuri Leitão (Caja Rural) vai correr a 51.ª Volta ao Algarve ainda com o sabor das medalhas de ouro conquistadas nos Europeus de Pista. Afonso Eulálio (Bahrain – Victorious) mostra-se pela primeira vez em solo nacional com as cores da nova equipa, e Rui Costa (EF Education – EasyPost), que é sempre um dos ciclistas mais acarinhados pelo público, não esquece o título mundial alcançado em 2013.
A 51.ª edição da Volta ao Algarve apresenta um traçado renovado. A prova, que arranca em Portimão, promete emoções fortes até às últimas pedaladas, que voltam a terminar no alto do Malhão, concelho de Loulé, só que, pela primeira vez, em contrarrelógio. Foi ainda criada uma etapa totalmente nova com final em Faro e a chegada à Fóia, Monchique, será mais exigente do que nos últimos anos.