A Sala de Exposições Temporárias Manuel Gamboa, no Centro Cultural Convento de S. José, em Lagoa, recebe, até 21 de março, a exposição «35 Anos ao Lado das Vítimas», pela APAV.

A prevenção e o combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica, a eliminação dos estereótipos e o combate à discriminação, incluindo numa perspetiva intersecional, constituem objetivos da estratégia nacional para a igualdade e a não discriminação 2018-2030 «Portugal + Igual». Neste âmbito, a Câmara Municipal de Lagoa celebrou um protocolo com a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade e outras entidades, com a finalidade de implementação, manutenção e consolidação da resposta de proteção e combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica (VMVD) no concelho, desenvolvendo-se assim um processo de territorialização das respostas de prevenção, proteção e combate à VMVD, através da ação em rede, multidisciplinar, intersectorial e numa perspetiva intersecional da intervenção e da problemática.

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) assinala, em 2025, 35 anos de trabalho na promoção e contribuição para a informação, proteção e apoio aos cidadãos vítimas de crime e/ou violência. Fundada a 25 de junho de 1990, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos e de voluntariado, que apoia, de forma individualizada, qualificada e humanizada, vítimas de crime, através da prestação de serviços gratuitos e confidenciais. Lagoa conta com um Pólo de Atendimento, cujos atendimentos presenciais realizam-se todas as sextas-feiras, no período da manhã, entre as 9h e as 12h30, a funcionar atualmente junto da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, no Largo do Convento de São José, n.º 4, em Lagoa.

A exposição «35 Anos ao Lado das Vítimas», de entrada gratuita, poderá ser visitada de segunda-feira a sexta-feira, entre as 9h e as 12h30 e/ou das 14h às 17h30.