O Município de Albufeira volta a associar-se ao Plogging Challenge Portugal, uma atividade física amiga do ambiente com uma adesão crescente em todo o mundo e que este ano se realiza no âmbito do Dia Internacional do Lixo Zero, que se assinala anualmente a 30 de março. A iniciativa é promovida a nível nacional pelo projeto PLOGGING Santa Maria da Feira, que pretende reunir o maior número de voluntários por todo o país caminhando com o mesmo objetivo: cuidar da nossa casa comum.
Albufeira participou no evento pela primeira vez em 2023 (3.ª edição) e este ano volta a participar na 5.ª edição, desta feita com públicos-alvo distintos: escolas e população em geral. Assim, de 31 de março a 4 de abril, vão decorrer ações de limpeza da área envolvente à escola, com prioridade para as escolas que fazem parte do projeto «Escola Azul», um dos parceiros da iniciativa. No dia 5 de abril (sábado), o evento é dedicado à população em geral com uma caminhada/percurso circular de 4 quilómetros com saída dos Paços do Concelho, às 9h30, passagem pelo Mercado Municipal dos Caliços, Terminal Rodoviário, Estrada de Vale Pedras, Parque da Alfarrobeira, Rotunda dos Relógios e o regresso ao ponto de partida (Paços do Concelho) prevista para as 12h, local onde vai ser feita a entrega dos certificados de participação.
O Plogging é uma prova desportiva que consiste na realização de um percurso em jogging que tem a particularidade de os participantes irem recolhendo o lixo que vão encontrando ao longo do caminho, para que este fique mais limpo do que estava inicialmente quando por lá passaram. Para participar os interessados devem efetuar a sua inscrição através do preenchimento do formulário disponível em Formulário de Inscrição| 5ª edição - Plogging Challenge Portugal - dia 05 de abril 2025. No dia do evento devem levar roupa e calçado confortáveis, água e chapéu, sendo que a organização disponibiliza as luvas e os sacos para a recolha dos resíduos.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, refere que “se trata de um evento que que alia a atividade física à sensibilização ambiental com o propósito de chamar a atenção da população para a utilidade da prática de exercício físico, ao ar livre e em contacto com a natureza, a promoção do são convívio entre os participantes, ao mesmo tempo que se aproveita para fazer e consciencialização para a importância da reciclagem e para o impacto que o lixo tem nas nossas vidas e as consequências negativas em termos ambientais”. Aquando da primeira participação, em 2023, foi recolhido um total de 225 quilos de resíduos, dos quais 60 quilos de garrafas de vidro, 60 quilos de embalagens de plástico e de metal, 45 quilos de papel e 60 quilos de lixo indiferenciado. No final da ação, os resíduos foram encaminhados para reciclagem ou para o aterro municipal, em função do seu estado de degradação. Já Cristiano Cabrita, vice-presidente e responsável pelo pelouro do Ambiente, sublinha “a importância do desporto ao ar livre para a saúde e qualidade de vida dos munícipes, bem como da reciclagem e da sustentabilidade ambiental para a sobrevivência do nosso planeta”.