O Algarve já tem concretizados 167 quilómetros de ciclovias com financiamento de fundos europeus, sendo que o Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 financiou uma primeira parte da construção das três Ciclovias Regionais do Algarve, num montante aproximado de 6 milhões de euros de investimento com uma comparticipação de FEDER de 4,4 milhões de euros.

A Ecovia/ Ciclovia do Litoral Sul, a Ecovia/ Ciclovia da Costa Vicentina e a Ecovia/ Ciclovia da Rota do Guadiana são as três ciclovias regionais previstas para o Algarve e que se desenvolvem respetivamente entre Odeceixe e Sagres, entre Sagres e Vila Real de Santo António e entre esta cidade e Alcoutim. Estas redes de Ciclovias Regionais integram redes internacionais e dão continuidade a uma rede ciclável urbana atravessando e ligando entre si os principais centros urbanos regionais e estão configuradas para acolher as deslocações pendulares diárias, principalmente para a escola e trabalho, mas também por motivos de comércio, lazer e outros.

A Ecovia/Ciclovia do Litoral do Sul e da Costa Vicentina integram a Rede Europeia de Ciclovias, rotas EuroVelo, destinadas à prática do Cicloturismo ao longo do continente europeu, mas também uma boa alternativa para mobilidade diária e para lazer de uso local. As rotas EuroVelo contam com 14 rotas cicláveis de longa distância cruzando todo o continente europeu, com um comprimento total de 70 mil quilómetros em 42 países. Até à data encontra-se concretizado 47 por cento da rota, correspondendo a 167 dos 358 quilómetros totais previstos na região do Algarve, prevendo-se que o restante venha a ser totalmente executado durante a vigência do atual Programa Regional Algarve 2030.

Até 21 de maio está aberto o aviso de candidaturas para projetos de ciclovias regionais e urbanas dedicado aos Municípios. O aviso em questão (ALGARVE-2024-37) conta com uma dotação de 15 milhões e 600 mil euros e é dinamizado através da CIM/ AMAL.