O Algarve volta a marcar presença na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, com uma programação vibrante que reflete a diversidade e autenticidade do destino. Entre os dias 12 e 16 de março, o stand do Algarve, localizado no Pavilhão 1 da FIL, será um palco dinâmico de experiências gastronómicas, culturais e naturais, reunindo profissionais do setor e o público em geral, para uma jornada única pelo território algarvio.

A programação arranca a 12 de março (quarta-feira), com apresentações de projetos inovadores, como «VRSA a Céu Aberto» e a certificação de Albufeira como Destino Turístico Sustentável. Durante a tarde, a gastronomia e os vinhos assumem protagonismo com sessões como «Laranja e Algarve – Marcas que se Cruzam e Complementam» e «Algarve Golden Terroir». O turismo de natureza e a sustentabilidade também estarão em destaque, com iniciativas como a «Rota Nautical Portugal» e o «Algarve Walking Season».

Na quinta-feira, 13 de março, a manhã começa com a 4.ª Agenda Nacional «À Descoberta do Turismo Industrial», promovida pelo Turismo de Portugal. Outro momento em destaque será a intervenção do Presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, às 14h, sobre as principais estratégias e iniciativas previstas para impulsionar o futuro do turismo na região, sob o mote das comemorações dos 55 anos do Turismo do Algarve. O dia continua com apresentações do Geoparque Algarvensis, do projeto «Albufeira Cidade Europeia do Desporto», e uma celebração das tradições doces da região, com uma sessão dedicada ao folar e à doçaria algarvia, promovida pelo Município de Olhão.

Sexta-feira, 14 de março, primeiro dia aberto ao público, será marcado por eventos emblemáticos. Durante a manhã destacam-se as apresentações da Feira da Serra São Brás de Alportel 2025, da Monte Gordo Sand Race e do Festival do Contrabando. A tarde reserva apresentações culturais, como o Festival Histórico Vila Real de Santo António Setecentista e o Festival dos Descobrimentos – A Grande Aventura: de Lagos ao Japão. A enogastronomia também terá um espaço de relevo, com uma demonstração promovida pelo Turismo do Algarve no âmbito do projeto «Internacionalizar + Algarve 3.0».

No sábado, 15 de março, os sabores regionais continuam a encantar os visitantes, com iniciativas como o «Amendoim em Festa», em Aljezur, e mais uma sessão dedicada aos «Sabores de Monchique». Por fim, no domingo, 16 de março, a programação culmina com a apresentação ao público do Festival MED, um dos eventos culturais mais icónicos do Algarve, promovido pelo Município de Loulé, com muita música e dança para encerrar a presença do destino na BTL 2025 em grande estilo.

Foto: Daniel Pina