O Presidente e o Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I. P., José Apolinário e Pedro Valadas Monteiro, respetivamente, participam na ação «Citrinos do Algarve – IGP, um ativo para a promoção turística da Região», evento dinamizado pela CCDR Algarve | Agricultura e Pescas, em parceria com a AlgarOrange – Associação de Operadores de Citrinos do Algarve e a Região de Turismo do Algarve a acontecer no dia 12 de março, pelas 14h, no Stand Algarve, na BTL – Better Tourism Lisbon travel Market 2025.

Num primeiro momento será apresentado um estudo sobre a perceção e consumo da laranja do Algarve, com o intuito de aprofundar conhecimentos e contribuir para a estratégia de posicionamento dos Citrinos do Algarve, desenvolvido por estudantes da Universidade do Algarve. Segue-se uma sessão de degustação de cocktails inovadores com base na laranja e conjugado com outros produtos endógenos do agroalimentar do Algarve, desenvolvida e apresentada pela Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, em colaboração com a AlgarOrange.

A AlgarOrange é uma associação empresarial sem fins lucrativos criada em 2018 com a missão de representar e defender os Citrinos do Algarve. Assume-se como a porta-voz oficial do setor e reúne, numa única entidade, as principais empresas e organizações que têm como objetivo primordial a produção sustentada de citrinos de qualidade. Com doze associados, a AlgarOrange representa cerca de 40 por cento da produção de citrinos no Algarve e 30 por cento da produção nacional de citrinos. A maior produção de citrinos do País está localizada no Algarve, sendo que 87 por cento de toda a produção de laranja ocorre neste território. Fruto da cada vez maior eficiência no uso dos fatores, inovação e incorporação de tecnologia, a produtividade média tem crescido de forma sustentável, sendo que a campanha 2023-2024 superou em 10 por cento a média dos últimos 10 anos.

A AlgarOrange estima que esta produção gera um volume de negócios anual de 180 milhões de euros. Em 2023, e de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, as exportações regionais de frutos ultrapassaram os 107,5 milhões de euros, sendo responsáveis por 37 por cento das exportações com origem no Algarve. A laranja é o terceiro fruto mais exportado por Portugal e o principal destino é o mercado europeu, absorvendo 90 por cento das vendas internacionais. Espanha, França e Polónia são os principais clientes da laranja do Algarve.

O selo regulamentado pela União Europeia garante aos consumidores a verdadeira origem do produto. Os Citrinos do Algarve IGP – Indicação Geográfica Protegida são produzidos numa área geográfica específica e possuem características que os distinguem de outros: casca fina, colorida e brilhante e um elevado teor de sumo, doce e de sabor inconfundível. Na última década, a certificação e comercialização IGP tem sido uma das bandeiras e dos grandes motores do crescente sucesso do agroalimentar algarvio. Cerca de 60 por cento das exportações regionais de citrinos e 40 por cento das suas vendas para a grande distribuição são comercializadas sob esta chancela, tendo na campanha 2023/24 sido alcançado um recorde de mais de 64 mil toneladas de Citrinos do Algarve IGP comercializados, um crescimento de 360 por cento comparativamente à campanha de 2016/17.

Ao longo dos anos, e com recurso ao apoio de fundos europeus, o setor também se foi transformando, com importantes investimentos em tecnologias de produção, nomeadamente na gestão eficiente da rega, e do processamento/embalamento de fruta para comercialização. A ação «Citrinos do Algarve – IGP, um ativo para a promoção turística da Região» realiza-se no âmbito do PDR2020-20.2-FEADER-092942 (Assistência Técnica RRN 2023).