O Auditório Municipal Maria Barroso, em Olhão, acolhe, no dia 31 de março, entre as 9h30 e as 17h, o seminário «O homem que tentou ser «rei» de Andorra e acabou «mano-rei» em Olhão em 1935», dedicado à vida de Boris Skossyreff. A iniciativa é da Associação de Valorização do Património Cultural e Ambiental de Olhão (APOS) e conta com o apoio do Município de Olhão.
O dia dedicado a Borys Skossyreff inclui o visionamento de um documentário sobre a sua vida e passagem por Olhão, onde permaneceu durante cerca de seis meses. O filme foi patrocinado pelo Governo de Andorra, em parceria com várias entidades privadas de diversos países, tendo uma equipa filmado em Olhão em 2023. O documentário foi apresentado pela primeira vez no Festival de Cinema de Montreal, a 7 de novembro de 2024. Em Portugal, será exibido em Olhão no próximo dia 31 de março.
Em Olhão, Boris conheceu figuras como Francisco Fernandes Lopes e Carlos Fuzeta, entre outros, e foi com a ajuda deste último que conseguiu um passaporte português por um ano e seguiu num barco para França, onde viveu muitas outras aventuras. Neste dia, poderemos conhecer melhor o homem que fugiu da revolução soviética em 1917. Participam no seminário, que inclui a apresentação do documentário e a intervenção de vários especialistas, a Ministra da Cultura e a embaixadora do Principado de Andorra, o realizador do documentário, o presidente do Município de Olhão e o presidente da APOS.