Com uma programação dedicada à comunidade escolar, a primeira edição do GeoBlitz conta com 14 atividades, e com capacidade para receber um total de 38 turmas. Do programa do evento fazem parte oficinas pedagógicas e científicas, visitas temáticas e saídas de campo, dinamizadas pelos serviços do Município de Albufeira.
O evento é dirigido a alunos desde o 1.º ciclo até ao Ensino Secundário, esperando-se que abranja aproximadamente 1.200 estudantes do concelho, pelo que o presidente do executivo, José Carlos Rolo, salienta “o papel central que o Município tem atribuído à educação ao longo de todo o mandato”. “O investimento na educação passa, além da componente escolar tradicional e da renovação das infraestruturas, por trazer os alunos para o exterior e promover um maior contacto com o património local”, entende o autarca. Por sua vez, a vereadora responsável pela área da Educação, Cláudia Guedelha, considera que “atividades como o GeoBlitz enriquecem o percurso educativo dos nossos alunos”. “Apostar neste tipo de iniciativas é cada vez mais importante e deve ser visto como um complemento à componente de sala de aula”, acrescenta.
As atividades programadas concentram-se nos dias 3 e 4 de abril e passam por 9 geossítios e outros locais de interesse. É durante estes dias que os alunos poderão descobrir o quotidiano da Casa Islâmica existente no Castelo de Paderne, conhecer os impactos do Terramoto de 1755 no Algarve, e observar os vestígios de estruturas geológicas e fósseis no Planalto do Escarpão. Do programa fazem ainda parte várias outras atividades e oficinas, que levarão os alunos a locais como a Praia da Falésia, a Ribeira de Quarteira, o Centro Educativo do Cerro do Ouro, a Quinta do Alpouvar e o Arquivo Municipal.
No dia 5 de abril, a primeira edição do GeoBlitz encerra com um passeio de barco. Na última atividade prevista no programa, os participantes vão percorrer parte da faixa litoral do território do Geoparque. O objetivo passa por dar a conhecer a missão da Associação Algarvensis, ao mesmo tempo que se explora parte do território abrangido numa visita com narração sobre a geologia e biodiversidade da região. A viagem inicia em Vilamoura e estende-se até à Pedra do Valado.
O 1.º GeoBlitz é organizado pela Câmara Municipal de Albufeira e conta com o envolvimento de vários serviços municipais, com destaque para o Museu de Arqueologia, a Galeria de Arte Pintor Samora Barros, a Unidade de Ambiente, os Serviços Educativos do Arquivo Municipal e o Centro Educativo do Cerro do Ouro. As 14 iniciativas programadas realizam-se em simultâneo e repetem várias vezes durante o evento, de forma a permitir que todos os alunos participem em todas delas.