No âmbito das comemorações do Dia da Árvore, a Infralobo levou a cabo, no dia 25 de março, uma ação de plantação de oliveiras, suculentas e sementes, na Nobel Algarve British International School, em Almancil. A iniciativa teve como objetivo promover práticas sustentáveis e a preservação do meio ambiente, contribuindo para a educação ambiental da comunidade escolar. Antes disso, teve lugar, na Escola Básica de Quarteira 2.º e 3.º Ciclos – São Pedro do Mar, a inauguração de um jardim que foi requalificado pelos serviços da Infralobo, de modo a incentivar práticas sustentáveis e a reforçar os laços com a comunidade local.

Através destas ações, a Infralobo reafirma o seu compromisso com a responsabilidade socioambiental, fomentando a colaboração entre entidades públicas e privadas na promoção de um futuro mais sustentável. “São iniciativas que se inserem no Green Smile da Infralobo e, no caso de Quarteira, numa lógica de economia circular, reutilizamos material que tínhamos no nosso estaleiro. Foi um projeto que a própria escola nos apresentou, o que lhe dá ainda mais mérito, e claro que a nossa resposta tinha que ser positiva”, explica Carlos Manso, presidente do Conselho de Administração desta empresa municipal do concelho de Loulé. “Foi requalificado um espaço público que estava bastante degradado, cerca de 70 por cento dos espaços verdes desapareceram, o que reduziu as suas necessidades de águas, e reabilitou-se uma fonte que agora ficou com água a circular em circuito fechado”, descreveu.

A Escola Básica de Quarteira 2.º e 3.º Ciclos – São Pedro do Mar ganhou, assim, um novo espaço público ideal para o convívio dos alunos, mas que pode ser, inclusive, utilizado para aulas ao ar livre, “ao invés de estarem sempre dentro de quatro paredes”. No caso da Nobel Algarve British International School, tratou-se da plantação de 3 oliveiras e 20 suculentas, principalmente com o intuito de sensibilizar as gerações futuras para os cuidados a ter com o meio ambiente, mas Carlos Manso ficou bastante agradado “com o mindset completamente «fora da caixa» naquilo que é o relacionamento dos alunos com os espaços exteriores”. “Acabamos por aprender imenso sobre formas diferentes de ensinar os adultos de amanhã de como interagir com o meio ambiente”, assumiu o administrador. “É o equilíbrio entre o meio ambiente e a sua correta utilização por parte das pessoas que garante a sustentabilidade do planeta”, finaliza Carlos Manso.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Veja a reportagem completa em: