Dia 7 de março, na Guarda, e dia 14 de março, em Faro, são as duas datas em que o Colectivo JAT – Janela Aberta Teatro fará homenagem ao Teatro Municipal da Guarda e ao Teatro das Figuras. No dia 27 de março, Dia Mundial do Teatro, será a vez de subir ao palco do Centro Cultural de Lagos para assinalar esta importante data.

Na sexta-feira, dia 7 de março, às 22h, o JAT apresenta, no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda, «Cocktail da Evolução», um espetáculo de teatro físico de extrema beleza e sensibilidade, narrado unicamente com o corpo. A 14 de março, às 21h30, sobe a palco no Grande Auditório do Teatro Municipal de Faro – Teatro das Figuras, «Panorâmica dos Infinitos» uma estreia absoluta e já com lotação esgotada. Trata-se de um poema visual de vidas anónimas cruzadas, interrelacionadas numa rede infinita onde a tragédia e o absurdo da vida têm lugar ao mesmo tempo. Uma oportunidade de contemplar(mos) na vida dos outros a nossa própria beleza e miséria humana num espaço/tempo ritual colectivo.

Este novo espetáculo original do JAT inverte a perspetiva do público, num site specific que integra mais de 100 pessoas em palco, de todas as idades, desde atores e atrizes profissionais, membros da comunidade farense, alunos de escolas e bailarinas, numa experiência inesquecível. Esta é uma nova criação concebida em coprodução com o Teatro das Figuras, num evento extraordinário para assinalar as comemorações do 20.º aniversário deste que é o mais importante equipamento cultural da região algarvia, e dos mais importantes a sul do país.

A fechar o mês em que se assinala o Dia Mundial do Teatro, o JAT subirá ao placo do Auditório Duval Pestana – Centro Cultural de Lagos, a 27 de março, para duas sessões da sua mais recente criação, «Cabo das Tormentas», estreada em outubro de 2024 no Teatro Lethes, em Faro. A dupla apresentação deste espetáculo tem a intenção de chamar a atenção para a efeméride de dia 25 de março, o Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravatura e do Comércio Transatlântico de Escravos, tema abordado na obra que têm Luis Vaz de Camões como figura principal.

Este é um espetáculo anacrónico que entrelaça momentos da história de Portugal com a realidade contemporânea, propondo um poderoso diálogo entre o mundo atual e os antepassados históricos gloriosos. Com uma estética própria, que aborda conceitos artísticos e multidisciplinares, numa simbiose entre Teatro Físico, Mimo Contemporâneo e Dança, e que se fundem com texto de grandes escritores como Luís Vaz de Camões, Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Jeanette Winterson e José Saramago.

O JAT – Janela Aberta Teatro é uma entidade cultural que conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e do Município de Faro.