O Serviço de Proteção Civil e Defesa da Floresta (SPCDF) da autarquia lacobrigense vai tornar oficial a conclusão da primeira fase do Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa de Lagos, numa sessão que terá lugar, no dia 10 de março, pelas 10h, no Auditório Paços do Concelho Séc. XXI.

A sessão contará com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Lagos e do Coordenador Municipal de Proteção Civil e com a presença de sete entidades intervenientes: agrupamentos de escola Júlio Dantas e Gil Eanes, Polícia de Segurança Publica, Guarda Nacional Republicana, Polícia Municipal, Polícia Marítima e Santa Casa da Misericórdia de Lagos. Para além desta apresentação e enquadramento do PMDAE, estarão também expostos, na Praça do Infante, veículos das forças de segurança e socorro integrantes para a entrega oficial dos equipamentos DAE (Desfibrilhador Automático Externo). Esta é uma das atividades do SPCDF para o mês de março, integrada nas comemorações do Mês da Proteção Civil. O acesso é gratuito, mediante inscrição em formulário online.

O PMDAE de Lagos é uma iniciativa do Município de Lagos que visa melhorar a resposta a situações de emergência, nomeadamente em casos de paragem cardiorrespiratória (PCR), promovendo a segurança e o bem-estar da população. Tem como objetivo principal a instalação de DAE em locais estratégicos e a formação de operacionais que possam utilizá-los, de forma eficaz, com vista a aumentar as taxas de sobrevivência e diminuir os danos associados a paragens cardiorrespiratórias.