No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Floresta e da Árvore, a Câmara Municipal de Loulé promove diversas atividades para sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental e da biodiversidade, nomeadamente ações de plantação e atividades de educação ambiental, com o enfoque na comunidade escolar, além da tradicional distribuição de árvores à população.
Na quarta-feira, 27 de março, na Escola EB1 do Gilvrazino, a comunidade escolar será convidada a participar na exposição de meios da proteção civil realizada junto à escola. No final, como ato simbólico, será feita a plantação de uma árvore e o lançamento de um concurso do melhor desenho alusivo ao Dia Internacional das Florestas, promovendo a educação ambiental e a colaboração entre a escola e a comunidade local.
No dia 28 de março, alunos do 4.º ano da Escola EB 1 Mãe Soberana, juntamente com os seus pais, irão participar numa atividade de plantação de árvores no terreno adjacente à Ermida da Mãe Soberana. Esta ação tem como objetivo reforçar a importância do envolvimento familiar na preservação do ambiente e na criação de uma cultura de sustentabilidade para as futuras gerações.
Neste dia, a Câmara Municipal de Loulé também realizará a habitual entrega de árvores à população na Cerca do Convento, em Loulé, das 9h às 16h. A iniciativa visa envolver os cidadãos na conservação do ambiente e promover o plantio de árvores nas suas propriedades, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e da biodiversidade local. Esta é uma oportunidade para os munícipes adquirirem árvores de diferentes espécies, gratuitamente, e ao mesmo tempo, fortalecerem o compromisso de todos na preservação do ambiente.