Natural de Mértola e residente desde sempre em São Bartolomeu de Messines, Luísa Conduto tem 53 anos e é licenciada em Engenharia Agronómica pela Faculdade de Engenharia e Recursos Naturais da Universidade do Algarve. É professora do 3.º ciclo e Ensino Secundário desde 1990, tendo exercido, de 1995 a 2006, a função de docente e formadora na Escola Profissional de Agricultura do Algarve, onde foi diretora pedagógica entre 2005 e 2008. Desde 2008, lecionou no Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita, em Loulé.
Está, desde 2014, na Câmara Municipal de Silves, onde é vereadora em regime de permanência. No final de 2020, assumiu a função de vice-presidente da Câmara. “Ao longo dos três últimos mandatos autárquicos, tem integrado o coletivo da CDU que dirige os destinos do concelho, detendo uma vasta experiência e competência na gestão de vários pelouros, como Cultura, Património, Desporto, Educação, Saúde, Ação Social, Habitação, Serviços Urbanos e Ambiente”, destaca a Concelhia da CDU Silves.
A sua ligação às populações e ao concelho expressa-se também pela sua participação no movimento associativo, destacando-se, no passado recente, a sua atividade como membro da direção da Sociedade de Instrução e Recreio Messinense, presidente do Conselho Consultivo da Associação «Amigos de Messines» e membro do Conselho Geral da EB 2,3 João de Deus. Foi ainda secretária da direção e presidente do Conselho Fiscal da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de São Bartolomeu de Messines. É membro do PCP. “A candidatura de Luísa Conduto visa aprofundar e elevar a novos patamares a valiosa intervenção da CDU no concelho de Silves, que a atual equipa, presidida por Rosa Palma, soube dar expressão e conteúdo. Com o património de conhecimento e vasta obra realizada, é objetivo programático da candidatura CDU intensificar e alargar o investimento municipal, defender e valorizar o serviço público, aprofundar a relação de respeito para com os trabalhadores e técnicos da autarquia, promover uma gestão democrática, aberta e transparente, participada e de proximidade, com a população, associações, coletividades, empresários e demais agentes económicos e sociais do concelho de Silves”, adianta a Concelhia do CDU Silves.
Segundo a estrutura, “o projeto autárquico da CDU no concelho de Silves privilegia como método de trabalho e orientação a visão sistémica e integrada do concelho, dando primazia ao estabelecimento e definição de prioridades, com base no conhecimento concreto das necessidades das oito freguesias do concelho e suas gentes”. “O projeto autárquico da CDU vai ser ambicioso, integrador, inovador e intenso, na captação, gestão e mobilização dos recursos, visando o desenvolvimento local sustentável e a melhoria qualitativa do bem-estar geral”, conclui.