A Câmara Municipal de Silves assinala, a 28 de março, o Dia Nacional dos Centros Históricos com uma programação especial repleta de atividades gratuitas, para adultos, jovens e crianças, que se realizam, ao longo do dia, no Centro Histórico de Silves.
O programa comemorativo pretende divulgar, informar e sensibilizar para a história e para a dinâmica urbanística deste espaço que concentra um vastíssimo património arquitetónico e arqueológico. As atividades decorrem entre as 10h e as 18h no Centro Histórico de Silves, Praça Norte da Sé, Largo da Sé e Sala de Colóquios do Museu Municipal de Arqueologia de Silves.
Pelas 10h, o Centro Histórico de Silves acolhe o percurso orientado «Silves Peça a Peça» e a reportagem em direto «Silves, O Centro Histórico em Direto!», atividades dirigidas aos alunos do 3.º e 4.º ano de escolaridade e ensino secundário, respetivamente. «Da Terra à Vitrina», atividade de experiências e restauro para o público geral, acontece entre as 10h e as 18h na Praça Norte da Sé de Silves. Também entre as 10h e as 18h terá lugar a atividade «Hoje Podemos Vê-la Por Dentro», uma visita acompanhada e orientada pelos arqueólogos do Município de Silves à cisterna da Rua do Castelo, para todos os interessados.
Entre as 10h30 e as 12h30 é a vez do grupo Al-Fanfare levar música e alegria pelas ruas do Centro Histórico. Para finalizar o dia, a Sala de Colóquios do Museu de Arqueologia de Silves recebe a mesa-redonda com o tema «Património e Atualidade», uma iniciativa organizada pela Delegação Sul da Ordem dos Arquitetos, que conta com a presença do vereador da Câmara Municipal de Silves, Maxime Sousa Bispo, Pedro Gago da CCDR Algarve e dos arquitetos José Alegria, Tatiana Sena e Miguel Reimão Costa. Os contactos para mais informações são 282 444 854 ou patrimoniocultural@cm-silves.pt.