O Município de Portimão marcou uma forte presença na Better Tourism Lisbon Travel Market na FIL, entre 12 e 16 de março, com diversas iniciativas de promoção do concelho.

O stand do Algarve foi palco para o lançamento da campanha ‘Portimão, 365 dias para se apaixonar’, que inclui a edição de quatro guias temáticos e de um guia de eventos de 2025. O mesmo local serviu ainda para a Câmara Municipal de Portimão divulgar os principais eventos do ano e formalizar um novo acordo de parceria com os promotores do Festival Afro Nation para os próximos cinco anos.

‘Portimão, 365 dias para se apaixonar’ é o desafio lançado aos turistas nacionais com a nova campanha de comunicação da Câmara Municipal, cujos objetivos são aumentar a visibilidade do concelho, reforçar a imagem do destino como um local único e atrair visitantes ao longo de todo o ano. “Portimão é uma cidade vibrante, autêntica e tem uma oferta turística diversificada. Queremos que as pessoas não venham apenas uma vez por ano, mas várias vezes ao longo dos 365 dias. Queremos que se apaixonem por Portimão em todas as estações, em todas as ocasiões”, afirmou Álvaro Bila, Presidente da Câmara Municipal de Portimão.

A sustentabilidade, a preservação da identidade e o respeito pela comunidade e pelo meio ambiente são pontos chave desta aposta, que se centra em atrair visitantes, sobretudo nos períodos de época baixa, sem abdicar da valorização dos produtos e das experiências locais, bem como do incentivo da aplicação de boas práticas que mantenham o património natural, as praias e a biodiversidade existente no concelho. “Por isso, apresentamos uma nova campanha de comunicação, pensada especialmente para o mercado interno português, com um foco muito claro: mostrar que Portimão tem muito mais do que sol e praia”, referiu.

Um dos meios que serviu como rampa de lançamento desta campanha na BTL foi a divulgação dos quatro novos guias temáticos, alusivos à “Gastronomia & Vinhos”, “Praias & Natureza”, “Desporto & Lazer” e “Património & Cultura”, bem como a Agenda de Eventos 2025, com edição bilingue, em português e inglês. “A nossa aposta centra-se nestes cinco eixos que nos diferenciam e enriquecem a experiência de quem nos visita”, explicou o autarca, sem deixar passar a oportunidade para destacar a valorização do “Portimão Primeiro” e do Salva-Vidas de Alvor, dois símbolos da relação do concelho com o mar, os futuros trabalhos de reabilitação da Fortaleza de Santa Catarina, na Praia da Rocha, e a ampliação da Casa Manuel Teixeira Gomes, um espaço que honra um dos mais ilustres portimonenses.

O investimento no eixo do entretenimento, onde ganham relevo os eventos âncora, não é um acaso. Tanto que a autarquia apresentou, no dia 13 de março, o Estudo de Avaliação que revelou o impacto das edições de 2024 do Festival da Sardinha, da “Noitada Portimão” e do “Sonho de Natal com Passagem de Ano”, t
rês eventos que geram impacto de 25 milhões de euros. “Nenhuma estratégia de promoção turística pode ter sucesso sem o envolvimento da comunidade local, onde os residentes, empresários e associações são peças fundamentais”, declarou Álvaro Bila, “aos quais se apela para que continuem a contribuir para que Portimão seja um destino mais forte e mais autêntico”, reforçou o Presidente da Câmara Municipal.

Álvaro Bila voltou ao mesmo palco do stand Algarve, na BTL, no dia 14 de março, para apresentar a nova Agenda de Eventos 2025 ao público e assinar um acordo com os promotores do Festival Afro Nation. Uma parada que aguçou a curiosidade dos visitantes da BTL sobre a “Noitada Portimão”, cuja segunda edição está marcada para 25 e 26 de julho, voltou a centrar as atenções no município algarvio.

O Presidente da Câmara Municipal deixou o convite para a visita a Portimão, “onde há sempre bons motivos de atração como as praias, o património, a natureza, a gastronomia e vinhos, o desporto, o lazer, o bem receber”. E foi com este que apresentou um dos pontos altos do verão: o Festival da Sardinha. O evento estrela é reconhecido como um dos festivais gastronómicos mais emblemáticos a sul do país, mas também pela identidade que preserva, num cruzamento com o passado de pesca e de trabalho no mar. Não é, portanto, por acaso que vai abrir com a já famosa reconstituição histórica da descarga da sardinha.

A Zona Ribeirinha de Portimão vai ser, entre 5 e 10 de agosto, o palco principal para noites de festa que, a par da degustação da boa sardinha, no prato ou no pão, neste emblemático certame, conta com atuações musicais diversas. Rui Veloso (dia 5), Pedro Abrunhosa (dia 6), Diogo Piçarra (dia 7), Nena (dia 8), Para Sempre Marco (dia 9) e Resistência (dia 10) são as sugestões para animar a cidade nesta altura do ano.

Com uma essência muito diferente, há um outro evento que tem vindo a ganhar adeptos desde 2019, altura em que se realizou a primeira edição na Praia da Rocha, e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Portimão. O Festival Afro Nation regressa entre 9 e 11 de julho, mas a garantia é que continue por, pelo menos, mais cinco anos. Foi com este objetivo que, no dia 14 de março, na BTL, foi firmado um novo acordo de parceria, definindo as linhas de colaboração. O documento foi assinado por Álvaro Bila e por Samantha Maria Garcia, representante da produção do evento.

Outro dos destaques da presença do Município naquele que é o maior certame nacional dedicado ao turismo foi o convite para o Museu de Portimão se dar a conhecer no espaço BTL Cultural, sob curadoria da Fundação Calouste Gulbenkian, numa presença que resulta do reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Museu de Portimão. Ainda neste âmbito cultural, no dia 13, o equipamento integrou a apresentação da agenda nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, com o Museu de Portimão a ser representado por António Pereira, da Divisão dos Museus e do Património. Já Rodrigo José, Diretor Operacional da Marina de Portimão, participou na sessão de apresentação das Estações Náuticas do Algarve, no dia 12 de março, dando a conhecer a Estação Náutica de Portimão.