Em Portimão, diversas propostas lúdicas e pedagógicas estão a ser preparadas para as crianças durante a pausa letiva da Páscoa. O programa, gratuito, foi elaborado a pensar nas famílias e é destinado a todas as crianças do concelho, com idades entre os 6 e os 12 anos, numa alternativa de ocupação dos tempos livres durante a próxima pausa letiva.
Na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, Museu de Portimão, Pavilhão Desportivo da Boavista, Complexo Desportivo de Alvor e Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande, a oferta é disponibilizada para duas semanas, a primeira entre 7 e 11 de abril e a segunda entre 14 e 17 de abril, com vagas limitadas. A Quinta Pedagógica apresenta o seu programa da Páscoa a partir de 8 de abril.
A sugestão da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes baseia-se num conjunto de atividades lúdicas e pedagógicas, com histórias, jogos cooperativos e de expressão plástica. Cada dia terá uma temática distinta, pois terá como suporte um livro diferente. Por isso, no final de cada dia, o resultado vai ser um trabalho artístico que ilustrará a história escolhida. Estas narrativas vão dar ainda o enquadramento necessário para os exercícios de concentração, de imaginação, de criatividade, mas também para a partilha de opiniões, de sentimentos e de sentido crítico. Vão ser praticadas também yoga, meditação e exercícios de relaxamento. Neste equipamento cultural, as sessões decorrem nas duas semanas, entre as 9h30 e as 12h30.
A pensar na interrupção letiva da Páscoa, o Museu de Portimão propõe uma «viagem» à descoberta de experiências ligadas à expressão plástica, através do teatro de formas animadas. «Vamos animar as formas do Querubim Lapa» é o tema desta Oficina Educativa nas «Férias no Museu», que contará com orientação pedagógica de Fátima Mártires. Durante uma semana, das 9h30 às 13h, as crianças terão oportunidade de conhecer o trabalho do pintor e ceramista portimonense Querubim Lapa, através da exposição de parte da sua obra que está patente no Museu até final de abril. Ao mesmo tempo, podem aprender sobre a noção da cor e da tonalidade dos objetos tridimensionais, bem como acerca de materiais de expressão plástica, tendo como base o teatro de formas animadas.
O Complexo Desportivo de Alvor e o Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande, a que se junta o Pavilhão Desportivo da Boavista recebem diversas atividades, das 8h30 às 13h30, que vão desde a ginástica aos jogos tradicionais, passando por diferentes jogos coletivos, pelo laser run e pela dança. Também em duas semanas, das 10h às 11h, a Quinta Pedagógica abrirá portas à «Páscoa em Família». Entre 8 e 11 abril, na primeira semana, e de 15 a 17 de abril, este espaço ao ar livre vai disponibilizar um técnico da equipa educativa para receber os grupos e acompanhá-los numa visita à Quinta e na realização das atividades. «Marmorear Ovos da Páscoa», o «Jogo da Hidra», dar o «Pequeno-almoço aos Animais da Quinta», «Zero Desperdício» e a «Construção de Viveiros Pedagógicos» são algumas das propostas para estes dias, numa iniciativa que envolve as crianças e as suas famílias.
A participação é gratuita em todas as atividades, mas a inscrição é obrigatória. Poderá ser efetuada a partir do dia 25 de março, havendo limites no número de vagas em cada equipamento. Mais informação disponível em https://tinyurl.com/559tcffu.