Ricardo Filipe, da «Olha o Cogumelo», aborda a temporada de 2025 com a ambição de melhorar as suas exibições e alcançar um resultado no Campeonato de Portugal de Ralis que supere o Top 10 da época transata. O piloto algarvio começa já este fim-de-semana o ataque ao CPR 2025, disputando o Rali Serras de Fafe, organizado pelo Demoporto.
A prova começa, no dia 7 de março, com a discussão de três especiais de classificação (Boticas/Vale do Tâmega; Boticas/ Sra. do Monte e Montim) que antecedem a City Stage, prova especial espetáculo noturna no centro de Fafe e que não contará para a classificação da prova. No sábado há dupla passagem por Luílhas. Cabeceiras de Basto, Seixoso e Lameirinha completam o itinerário da prova de abertura do Campeonato de Portugal de Ralis.
Ricardo Filipe volta a confiar no Skoda Fabia R5 preparado e assistido pela Racing 4 You para disputar mais uma edição do Campeonato de Portugal de Ralis, chegando a esta época de 2025 muito satisfeito com a evolução que tem tido nas últimas temporadas. “Desde que começamos esta aventura no Campeonato de Portugal de Ralis, primeiro com o Fiesta e agora com o Skoda, que temos demonstrado capacidade para evoluir de forma sólida e constante. Foram anos de muita aprendizagem, sempre com o objetivo de nos aproximarmos dos mais rápidos, e estamos bastante satisfeitos com o que já alcançamos”.
A preparação da temporada de 2025 começou ainda durante o defeso, com o piloto do Algarve a rumar até à Finlândia, “onde frequentei um curso com monitores finlandeses e russos”. “Foi uma experiência muito enriquecedora. Aprendi imenso e estou convicto de que vamos conseguir ser muito mais rápidos”, indica Ricardo Filipe, assumindo que “é meu desejo melhorar o resultado no campeonato de 2024, onde conseguimos um Top 10 que nos deixou satisfeitos, mas queremos mais em 2025”. “Terminar dentro dos dez primeiros será o mínimo e tentaremos chegar perto do Top 5”, reforça.
Quanto ao Serras de Fafe, Ricardo Filipe considera ser “uma das provas mais difíceis da época, talvez mesmo a mais difícil”. “Para além de todos os grandes pilotos nacionais e estrangeiros que vão disputar o campeonato, ainda temos presentes mais alguns internacionais que vêm treinar para o Rali de Portugal. Vamos ter de ser muito cerebrais, andar num ritmo bom, mas sem exageros, e ir evoluindo durante o rali, tendo sempre em mente terminar e pontuar”.
Na baquet do lado direito estará esta época Ricardo Faria, copiloto de créditos firmados, já com uma carreira longa e de grande nível. O navegador nortenho está expetante de que será uma mais-valia para o piloto do Algarve. “Estou muito entusiasmado por ir fazer o campeonato com o Ricardo Filipe. É um piloto que tem evoluído bastante, tem demonstrado uma capacidade de aprendizagem muito forte e tudo farei para o ajudar no seu processo evolutivo. Julgo que temos tudo para fazer um excelente campeonato”.
Irreverente e original, a nova pele do Skoda Fabia R5 volta a contar com um grupo de patrocinadores que tem acompanhado a carreira de Ricardo Filipe. A acompanhar a «Olha o Cogumelo», patrocinador principal, continuam a estar as marcas Azeite da Silarca, Abaixo a Monotonia Turismo, P1 combustíveis, Bestkar, Florival e Barreiros Reboques, bem como o apoio institucional da Vila de Boliqueime.