Refletir sobre a importância de continuar a lutar pela Liberdade e compreender como funciona a Democracia foram os motivos pelos quais o Município de Albufeira se juntou à Betweien, uma entidade que procura promover a mudança através da prestação de serviços educativos, na organização da sessão «Fazes Parte, Faz a Tua Parte», que aconteceu, no dia 18 de março, no Auditório Municipal de Albufeira, com a participação de cerca de 150 alunos do Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente.
O objetivo da sessão passou por alertar para a importância da participação cívica na construção do futuro em sociedade. Para isso, estiveram em palco três jovens atores que foram refletindo sobre o significado de Liberdade. Numa sessão interativa que contou com vários momentos de participação do público, foram-se também desmistificando vários aspetos importantes para o funcionamento da vida em Democracia, como a importância do voto, o papel dos partidos políticos e as responsabilidades da Assembleia da República.
Ao longo da sessão, foram feitas diversas referências a acontecimentos recentes (como o ataque ao jornal satírico Charlie Hebdo, em 2015, e a subida ao poder no Afeganistão do movimento fundamentalista Talibã, em 2021), para mostrar que a luta pela Liberdade é atual, e não apenas parte do passado. “É importante trazer este tipo de iniciativas à cidade e envolver os mais jovens na discussão sobre os desafios que se colocam à Democracia”, entende o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, que salienta ainda a importância de “sensibilizar os mais novos para a necessidade de participarem ativamente na vida em comunidade, e de contribuírem para o reforço da Democracia”.
Por sua vez, a vereadora com o pelouro da educação, Cláudia Guedelha, considera que “a realização de iniciativas que permitam aos alunos sair das escolas e refletir sobre o mundo em que vivemos é um aspeto fundamental para valorizar a educação”. A autarca afirma ainda que “o Município tem procurado apostar cada vez mais neste tipo de eventos, sendo certo que o objetivo passa por continuar a investir no enriquecimento do percurso educativo dos nossos jovens”.
Além da sessão dirigida aos alunos de Albufeira, a Betweien disponibilizou ainda um conjunto de manuais produzidos no âmbito do projeto «Fazes Parte, Faz a Tua Parte». Os documentos, onde se pode encontrar um guia com informação, curiosidades e sugestões de leitura, vão ser entregues às Bibliotecas das diversas escolas do concelho.