Está a ser um sucesso o EP «Sinners» dos Bubba Brothers, lançado pela editora Mossdeb Sounds e que conta com a participação especial de António Manuel Ribeiro, mítico vocalista e fundador dos UHF. Esta é, aliás, a primeira experiência da dupla de djs algarvios Eliseu Correia e Justino Santos a fazer coisas «fora da caixa» e tem sido notícia em países como Alemanha, Reino Unido, Holanda, Espanha, Turquia e Brasil.

O EP inclui o tema «Wings», com voz do próprio Eliseu Correia, mas os convidados especiais são para repetir, e já no dia 19 de abril, por ocasião da abertura de mais uma temporada do Rooftop EVA, em Faro, com Rui Pregal da Cunha, vocalista da conhecida banda Heróis do Mar. “Vai fazer o seu dj set e depois vai cantar o nosso tema «Groove», escrito especialmente para ele, da mesma forma que o «Sinners» foi feito a pensar exclusivamente no António Manuel Ribeiro”, adianta Eliseu Correia. “Vai ser mais uma tarde épica”, antevê.

Dois temas que nasceram da vontade de lançar um desafio aos dois carismáticos cantores portugueses, ao contrário do que sucede normalmente, ou seja, primeiro fazer-se a música, e depois pensar-se em alguém para lhe «emprestar» a voz. “No caso do «Sinners» optei por um registo mais dark e underground, com um toquezinho de Morrison, porque o António Manuel Ribeiro é conhecido pelas suas letras complexas e por uma onda mais noir. O «Groove» é mais dançável, com uma letra mais leve”, descreve Eliseu Correia, que já fez a letra para um terceiro tema e para um terceiro convidado, que irá cantar em português. “Fiquei muito contente por ele preferir assim, embora seja um desafio maior ir por esse mundo digital com música eletrónica cantada em português. Claro que, com esta maneira de fazer as coisas, corro sempre o risco de ter o trabalho e depois, do outro lado, me responderem que ‘é giro, mas não dá para mim’. Mas até agora foram dois tiros certeiros”, indica o entrevistado.

A ideia dos Bubba Brothers é, durante o ano, compor cinco temas neste formato, a que se juntarão mais três temas para completar o LP que pretendem lançar no final de 2025. “Esses três serão remixes de músicas já existentes, mas com uma nova roupagem, isto é, com uma nova voz”, adianta Eliseu Correia, sendo que uma dessas vozes deverá ser feminina. “Quis ir buscar vozes que marcaram na sua linha musical e tirá-las das suas «zonas de conforto». O António e o Rui são dois pesos-pesados da música portuguesa, mas isso não significa que as próximas não pertençam a uma geração diferente. O ponto comum que vai haver em todos é que estas colaborações não são, de facto, «a praia deles»”, frisa Eliseu.

Entretanto, a agenda dos Bubba Brothers está cada vez mais preenchida, com participações em grandes festivais de música eletrónica, como é o caso do Sound Waves, a 5 de julho, em Esmoriz, Ovar. “É um dos mais importantes eventos deste género em Portugal, com uma seleção bastante criteriosa e cuidadosa, portanto, é um orgulho para nós estarmos presentes. Gostamos muito de tocar no estrangeiro, mas era uma ambição atuar nos grandes palcos de Portugal, e o nosso trabalho está finalmente a ser reconhecido a nível nacional”, destaca Eliseu Correia. O regresso a Ibiza também está assegurado, vão fazer a sua estreia na Escócia, em Edimburgo, a França os Bubba Brothers também vão, e muito mais datas estão confirmadas e a aguardar o timing certo para serem anunciadas. “Por isso, stay tuned, aconselha Eliseu Correia. Quanto à festa do Rooftop Eva, os bilhetes podem ser adquiridos em Bubba Brothers & Friends - Opening Party, Faro · Shotgun Tickets

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina