A duas semanas de receber a segunda ronda do campeonato do mundo Superbike – entre os dias 28 e 30 de março – o Autódromo Internacional do Algarve acolhe, nos dias 14 e 15 de março, uma jornada de testes para pilotos e equipas, que assim preparam um dos desafios mais exigentes do calendário, as 15 curvas da temida «Montanha-Russa».
Em pista vão estar todas as estrelas maiores do firmamento das Superbike, como Toprak Razgatlioglu, o campeão em título e o mais rápido no teste realizado no Algarve antes do arranque do campeonato, o mesmo se passando com o líder do mesmo após a etapa inaugural, Nicolo Bulega ou o seu colega de equipa, Álvaro Bautista. Uma das surpresas no arranque do novo ano foi a regressada Bimota que, pelas mãos de Alex Lowes e Axel Bassani, vai querer continuar a mostrar consistência e evolução rumo a uma primeira vitória que os pilotos muito anseiam obter para aquela que foi a primeira marca a vencer neste campeonato, no dia 3 de abril de 1988, pelas mãos de Davide Tardozzi.
Notada será a ausência de Jonathan Rea, o detentor do maior número de vitórias no circuito, ainda a recuperar de uma lesão sofrida antes do arranque do campeonato e que será substituído na formação oficial da Yamaha pelo espanhol Augusto Fernandez, piloto de testes da marca no Mundial MotoGP e que vai fazer a sua estreia nas SBK. Ausente estará igualmente Iker Lecuona, também a recuperar de uma lesão e no seu lugar estará o japonês Tetsuta Nagashima, o piloto de testes da Honda-HRC que regressa ao Algarve para ajudar ao desenvolvimento da Honda CRB 1000RRR.
São dois dias de testes que prometem ser bastante animados e que podem ser acompanhados pelo público no paddock do Autódromo Internacional do Algarve com um custo de 10 euros. O acesso pode ser adquirido na loja do Kartódromo Internacional do Algarve.