O Campeonato dos Golfinhos, direcionado para promover o fair play, a integração e a iniciação na prática desportiva entre as crianças de Albufeira na área do futebol, é um projeto pioneiro do Município que tem somado sucessos em cada edição desde 2007. Ano após ano, proporciona às crianças dos cinco aos oito anos de idade momentos de convívio e diversão mediante uma competição saudável, cujo objetivo é o de potenciar os sãos princípios do Desporto.
Selecionados de acordo com a idade, os três grupos, Golfinhos A (jogadores com 8 anos de idade), B (com 7 anos) e C (entre 5 e 6 anos), voltam a disputar uma competição dividida em quatro fases (cinco jornadas e a final). Esta 17.ª edição do Campeonato de Futebol – Golfinhos 2025 leva até aos estádios do concelho quatro equipas, nomeadamente, o Padernense Clube, o FC Ferreiras, o Imortal DC e o Guia FC, envolvendo mais de 200 atletas infantis, treinadores e agentes desportivos do concelho.
A primeira jornada arranca no dia 30 de março (domingo), nos Sintéticos de Albufeira, numa organização do Imortal DC, a partir das 15h. A 4 de maio, a competição prossegue no Campo Sintético da Nora, em Ferreiras, com a segunda etapa, sob a organização do FC Ferreiras. No dia 25 de abril, os «mini» craques disputam a terceira jornada no Estádio João Campos, em Paderne, sob a organização do Padernense Clube e, a 18 de maio, a quarta jornada é organizada pelo Guia FC no Complexo Arsénio Catuna. Por fim, a grande final está marcada para o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, no Estádio da Nora, em Ferreiras, numa organização do Município, onde todos serão consagrados vencedores.
Um dos propósitos do Município de Albufeira, para além da promoção do desporto no concelho, é o de “assegurar o convívio e a integração dos jovens que competem sob critérios éticos e de companheirismo, reforçando a importância do desportivismo e associativismo de modo são e edificante no crescimento das crianças, através do convívio e da diversão”, refere o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo. Por seu turno, o responsável pelo pelouro do Desporto e Juventude e Vice-presidente da Câmara Municipal, Cristiano Cabrita, reforça que o Campeonato dos Golfinhos é um momento “muito esperado pelos mais novos, que ao longo das diversas jornadas são os reis do relvado, sem que a competitividade seja o lado mais valorizado”. O autarca salienta ainda a importância deste evento para as famílias, “que se juntam nestes dias e aplaudam as crianças, em total espírito de comunidade, correspondendo exatamente ao nosso lema «Desporto para todos», com o qual entraremos em 2026 como Cidade Europeia do Desporto”.